TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaborar um plano de negócio

Tese: Elaborar um plano de negócio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  Tese  •  2.948 Palavras (12 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 12

4. Elaborar um plano de negócio apresentando a seguinte estrutura, sumário, análise do mercado, estratégia, organização, gerencial, planejamento de marketing (interno ou externo), planejamento financeiro.

4.1. Sumário executivo.

4.2. Análise do mercado.

4.3. Estratégia,

4.4. Organização Gerencial.

4.5. Planejamento de Marketing (Interno ou Externo).

4.6. Planejamento Financeiro.

4.1. Analise do mercado.

Os acionistas representam as partes da Alunorte que detêm o capital corporativo, apresentando-se como essenciais na evolução dos desempenhos e negócios da empresa, sendo os responsáveis, dentre outras atribuições, pela comercialização da alumina produzida pela empresa. O relacionamento com os acionistas é estabelecido através de uma comunicação precisa, transparente, isonômica e oportuna de informações relevantes, de modo a lhes permitir acompanhar as atividades e a performance da empresa, obedecendo aos procedimentos legais aplicáveis. Os clientes são parte integrantes da empresa, fundamentais no processo de evolução e sucesso. Sem qualquer tratamento preferencial, todos os relacionamentos buscam relações de longo prazo. Para isso, a empresa atribui ao conjunto de seus administradores e empregados o atendimento dos clientes com clareza, cortesia, presteza, eficiência e atitude positiva, tendo por objetivo maior atender às suas necessidades de acordo com as políticas comerciais e os objetivos da empresa. Comprometida com a satisfação completa dos clientes, a Alunorte aplica

anualmente uma pesquisa de satisfação. Por conta deste compromisso, são realizadas reuniões mensalmente, quinzenalmente ou semanalmente, de acordo com o cliente para a discussão de assuntos relacionados à qualidade do produto. Paralelamente, a empresa aplica um questionário que avalia a performance da Alunorte referente à satisfação, sugestões e reclamações dos clientes. As respostas são analisadas por meio de uma “Matriz de Satisfação”, que fornece a avaliação e a percepção em relação às dimensões da qualidade dos produtos (agilidade e presteza, por exemplo). Os clientes Nosk Hydro, Albras-Alumínio e DIAL (Diretoria de Alumínio) representam quase a totalidade dos clientes Alunorte.

A Alunorte prioriza a contratação de mão-de-obra local (regional), conforme define a Política de Gestão de pessoas, registradas na RES 004 (Revisão 01) e divulgadas através do Sistema de Padronização (SISPAD). A contratação da mão-de-obra local sempre foi uma prática da empresa, desde sua implantação. Nos anos de 2005, 2006 e 2007, 100% dos empregados da empresa foram abrangidos por acordos de negociação coletiva. Os acordos vinculantes incluem os acordos assinados pela própria organização relatora ou por associações de empregadores das quais os beneficiados fazem parte. Esses acordos podem ser setoriais, nacionais, regionais, organizacionais ou por unidade operacional. Entre os anos de 2005 e 2006 e 2007 houve um aumento do efetivo de empregados próprios da Alunorte, fato decorrente de contratações à Pré-Operação da Expansão 3 da empresa, contrata por prazo determinado ou temporário.

4.3. Estratégia.

O Mapa Estratégico da empresa estabelece

as principais diretrizes e consolida todos os objetivos estratégicos da organização para o período de 2007 a 2011. Com base nas diretrizes, cada um dos objetivos se desdobra em iniciativas que dão origem a planos específicos de ação. Dessa forma, assegura-se o alinhamento e a integração dos processos e das pessoas à visão da empresa, a fim de alcançar o Planejamento traçado.

4.4. Organização Gerencial.

O modelo de gestão da Alunorte é conduzido com base em um modelo próprio que envolve as partes interessadas, os objetivos gerais, cultura, valores e resultados da organização em um processo coeso que busca maximizar a eficiência e a eficácia da gestão.

4.5. Planejamento de marketing (interno ou externo).

Plano de marketing a micro empresa ESERVICE - empresa de serviços de limpeza ltda., em tempos de mudanças, inovação constante de produtos, concorrência e clientes cada vez mais exigentes, as empresas se encontram à frente de um ambiente mais competitivo. Atualmente pode-se considerar que as empresas bem sucedidas estão com o foco voltado para o mercado, direcionando seus objetivos no atendimento das necessidades e desejos de seus clientes. Desta forma podem transformar isto em lucros maiores para a própria empresa e seus colaboradores em geral. Maior parte das micro e pequenas empresas possuem uma atitude passiva em relação à busca de novos clientes e à fidelização dos já existentes. Esta atitude passiva reflete-se em ações como a não existência de um plano de marketing Interno. Alunorte é uma empresa multinacional em produção de minério de bauxita (alumina), possuindo uma vasta instalação

predial de 5000m² contendo cada instalação 12 salas entre executivas e administrativas, surgindo uma demanda muito grande de limpeza e higiene, a empresa “Nutrivita” é quem presta serviço e não esta atendendo a demanda, Alunorte conta com 10 grandes áreas subdividas em 8 áreas operacionais, 1 área de comunicação, 1 área administrativa, cada área contem 20 prédios com extensão de 70m², cerca de 5,83m² por sala, sendo que a empresa prestadora de serviço usa regime de limpeza SGS não permanente nos postos 1 por cada prédio, assim tornando-se a limpeza não muito eficaz, daí surgiu à idéia de se criar uma empresa para fornecer o serviço de limpeza com mais eficiência e eficácia, se dividimos a metragem de 70m² por 2 empregados de SGS seriam 35m² para cada funcionário, ou seja, 6 salas por empregados em regime fixo em oito horas de trabalho de segunda feira a sexta feira de oito horas as 17horas, se caso for necessário cria-se uma escala para limpeza geral aos sábados de oito horas as trezes horas. Assim a Alunorte ficar mais satisfeita com o desempenho de todos, essa nova empresa forneceria as seguintes vantagens: Condução para locomove os empregados de casa para o trabalho e vise versa, assistência médica, vale refeição, vale transporte se for o caso, segura de vida em grupo, pagamento de provento por quinzena, serviço assistencial 24 horas (psicólogo), creche com participação da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com