TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definir A Estrutura Organizacional E Elaborar Plano De Capacitação Para Diretores, Gerentes E Capacitação Desenvolvimento E Motivação Para O Pessoal Operacional Do Hipermercado Hoterdan.

Exames: Definir A Estrutura Organizacional E Elaborar Plano De Capacitação Para Diretores, Gerentes E Capacitação Desenvolvimento E Motivação Para O Pessoal Operacional Do Hipermercado Hoterdan.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  2.357 Visualizações

Página 1 de 7

PÓLO TERESINA CENTRO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RH

5º SEMESTRE

ACADÊMICOS:

Aline Luana de Sousa Bezerra – RA: 402093

Ligia Mendes de Oliveira – RA falta

Luis Henrique Soares Cavalcante – RAfalta

Nádia Teresa Vaz Almeida – RA: 402813

DESAFIO PROFISSIONAL. Definir a estrutura organizacional e elaborar plano de capacitação para Diretores, Gerentes e capacitação desenvolvimento e motivação para o pessoal operacional do Hipermercado Hoterdan.

Disciplinas: Matemática e Processos Gerenciais.

Tutor Presencial / Distância: Luciana G. Veras

Teresina - PI

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo fazer uma analise do processo de desenvolvimento de uma empresa varejista de alimentos, situada na cidade no interior de São Paulo e através desse levantamento, analisar a situação atual em que se encontra a organização, a fim de identificar e aplicar novas ferramentas gerenciais para melhor processo administrativo e elaborar um plano de capacitação, desenvolvimento e motivação para os Diretores, Gerentes e o pessoal operacional, a partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula para motivar os colaboradores e permitir que possamos vivenciar a tomada de decisão a partir do planejamento.

Sumário

Introdução.......................................................................................................................02

Descrição do Negócio......................................................................................................04

Estrutura Organizacional (Organograma).......................................................................05

Plano de Capacitação e Desenvolvimento para os Diretores e Gerentes........................06

Programa de Capacitação / Desenvolvimento e Motivação para o Pessoal Operacio... 08

Conclusão........................................................................................................................10

Bibliografia......................................................................................................................11

Descrição do Negócio

Hoterdan Hipermercado, empresa varejista de alimentos, situada no interior de São Paulo, encerra sua reunião trimestral com a seguinte conclusão: Seria preciso fazer algo para melhorar suas operações, pois os lucros estavam caindo a quatro trimestres consecutivos, as vendas estavam boas, mas aparentemente os custos estavam fora de controle. A partir daí chegaram à conclusão, que seria de extrema importância a contratação de uma empresa de consultoria para realizar uma analise do desenvolvimento da organização em todos os aspectos. Em oito semanas foram realizados um levantamento das necessidades da empresa, através de entrevistas com os colaboradores, e assim coletar todas as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto.

Foram entrevistados desde o presidente ao operacional, e com um relatório de 180 paginas a diretoria da empresa emitiu o seguinte laudo:

Desde sua fundação, a empresa segue uma política de promoções internas, seguindo freqüentemente indicações e ligações políticas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais examinando e comentando problemas técnicos. Desta forma, infelizmente sobra pouco tempo para gerenciar. Na realidade, as funções gerenciais como planejamento, organização e controle praticamente não recebem atenção. A empresa necessita de um influxo de pessoas externas para a administração, que dêem menos atenção aos aspectos técnico e mais ao lado gerencial.

Destacando que se trata de uma empresa regional que iniciou suas atividades como supermercado, cresceu após vinte anos, e detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletrônicos. E o seu objetivo de médio prazo é tornar-se uma rede com abrangência estadual, porém, a diretoria executiva entendeu, a partir do resultado da consultoria que a profissionalização é primordial para eficácia de cada função.

Entendendo então as necessidades, decidiu contratar a empresa de consultoria CONSULTAR, empresa especialista em Consultoria e Gestão Administrativa. Tendo como titular, Nádia Luana Mendes Cavalcante, Administradora, Pós Graduada em Recursos Humanos e Diretora Administrativa e de projetos. A referida empresa esta situada na cidade de São Paulo, Rua Cabo Tenório, 2235, Bairro Pamplona.

Com o primeiro relatório realizado pela diretoria em mãos, a empresa Consultar avaliou que para melhorar a prestação de serviços da organização encontra-se vinculada a qualidade do atendimento; e promovendo, capacitação e aperfeiçoamento de colaboradores, objetivaram os mesmos a servir com mais qualidade. E para isso a implantação desse projeto enseja a realização de varias ações, que ira proporcionar ganhos a organização e satisfação profissional que um novo aprendizado proporciona.

De maneira prévia, verificamos que não há uma estrutura organizacional definida, e a partir do levantamento de dados, constatamos que a empresa possui um determinado quadro de funções. E através desse quadro iremos definir a estrutura organizacional em um organograma.

Dados da estrutura organizacional;

• Presidência

• Diretorias: financeira (1) Compras (1) Operações (1)

• Gerência (8): Mercearia e Secos e Molhados (1); Hortifruticola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com