TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e empreendedor

Artigo: Empreendedorismo e empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Em um mundo globalizado, o Empreendorismo tem se mostrado um grande aliado do desenvolvimento econômico, pois tem dado suporte a maioria das inovações empreendedoras. Ao se observar as empresas genuinamente nacionais, nota-se que sua grande maioria são empresas familiares as quais cresceram ao longo dos anos passando de geração em geração da família, muitas das quais sem preocupar-se com a inovação. Infelizmente não são raros os casos de empresas que sobrevivem por décadas e recentemente tem sido banida do mercado pelo fato de simplesmente terem parado no tempo, ou por problemas de gestão ou por motivo de não conseguirem competir no mercado cada vez mais exigente. A liderança pode e deve estar presente em todos os níveis da organização, pois esta é uma forte característica empreendedora que leva as pessoas a buscarem novas formas de fazer as coisas acontecerem se antecipando dos fatos, com uma visão ampla e futura transformando as idéias em bons negócios e assim prosperar.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Planejamento; Inovação.

1 INTRODUÇÃO

A Globalização tem mudado a vida das pessoas, dentro e fora das organizações. A maneira de realizar o mesmo trabalho muda constantemente, devido à introdução de novas tecnologias e processos gerenciais. O grande desafio está em acompanhar essas mudanças e adaptar-se a essas novas oportunidades e riscos.

O mundo tem passado por inúmeras mudanças, onde inovações revolucionam a forma de viver da humanidade. Essas novidades surgem de uma nova forma de ver coisas antes nunca pensadas e, que são típicas de pessoas visionárias, especiais que questionam, arriscam, fazem acontecer e empreendem. (DORNELAS, 2005).

Acredita-se que a demanda de profissionais que ocupam cargos gerenciais nas organizações está modificando ao longo dos anos, e já não basta entender da prática profissional, é necessário apresentar-se um perfil inovador, ser persistente, demonstrar habilidades de trabalho em equipe, conhecer tecnologias modernas, apresentar solução rápida e acertada para problemas, desenvolver rotinas que possibilitem melhorias, enfim, pessoas que tenham força de vontade para melhorar sempre.

2 EMPREENDEDORISMO E EMPREENDEDOR

A atividade empreendedora acompanhou o crescimento econômico da humanidade, Hisrsich e Peters (2004) em seus estudos apontam Marco Pólo como exemplo inicial de empreendedor ao estabelecer rotas comerciais no extremo oriente, correndo riscos e atravessando mares. Durante aos anos 70 e 80 os estudos behavioristas dominam o assunto, tentando identificar quem realmente era o empreendedor e como ele se comportava ( Filion, 2000).

Dornelas (2005), Donabela (2003) citam algumas características dos empreendedores, entre elas inovação, liderança, capacidade de analisar riscos, independência, criatividade, auto confiança, orientação para resultados, originalidade, iniciativa, otimismo, flexibilidade, habilidade para conduzir situações diversas, necessidades de realização, envolvimento de longo prazo, capacidade de aprendizagem, agressividade, comprometimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com