TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo/empreendedor/plano De Negócio/ Moda

Artigos Científicos: Empreendedorismo/empreendedor/plano De Negócio/ Moda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  7.293 Palavras (30 Páginas)  •  986 Visualizações

Página 1 de 30

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente a Deus por ser bondoso e estar nos dando à oportunidade de estar cursando esta faculdade, e por nos dar entendimento e sabedoria, e nos capacitar para a realização deste trabalho.

Aos nossos tutores, tanto de sala quanto virtual, por estarem se dedicando a nos ensinar e tem nos dado auxilio nesta jornada de aprendizagem.

E também somos gratos a todos os nossos familiares que sempre estiveram conosco e que nos ajudaram nesta longa caminhada.

RESUMO

No universo das pequenas empresas, o planejamento estratégico é realizado como processo contínuo de interação da empresa com o ambiente, o qual permite estabelecer os objetivos e as potencialidades da empresa, além de orientar o melhor aproveitamento dos recursos utilizados pela organização, apesar de não ser utilizado por todas as pequenas empresas (as quais se apresentam ineficientes no processo estratégico, seja pela complexidade desta ferramenta, seja por suas características de gestão, ou ainda, preferem optar por resultado imediato em seus planejamentos). Assim, faz-se necessário abordar outros tipos de planejamento, a fim de que sejam menos complexos e formais, os quais considerem as suas principais características de gestão: estruturais, comportamentais e contextuais. O objetivo deste trabalho foi avaliar e desenvolver as nossas habilidades como administradores, e para nos auxiliar para que futuramente sejamos pequenos empresários, sabendo o que são os planejamentos estratégicos, considerando suas especificidades de gestão, e ter visão, missão e valores. Esse estudo teve como objetivo principal a elaboração de um plano de negócios que buscasse comprovar a viabilidade de abertura de um empreendimento comercial focado em roupas e acessórios femininos na cidade de Ijuí – RS. Para embasar a elaboração do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os temas: Empreendedorismo, Moda e Plano de Negócios; a qual deu sustentação técnica ao projeto. Desta forma, foi efetivamente elaborado o Plano de Negócios, identificando o mercado de atuação, clientes, objetivos e estratégias competitivas, além dos investimentos necessários. Após estudo conclui-se que o negócio possui viabilidade.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Empreendedor, Plano de Negócios, Moda.

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO 7

2 INTRODUÇÃO 8

2.1 O INICIO DA ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL 8

2.2 A ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL NOS DIAS ATUAIS 9

2.3 A ANALISE ESTRATÉGICA 10

3 O SURGIMENTO DA EMPRESA 12

4 MISSÃO, VISÃO E VALORES 13

4.1 MISSÃO DA EMPRESA 14

4.2 VISÕES DA EMPRESA 15

4.3 VALORES DA EMPRESA 15

5 PLANEJAMENTOS ESTRATÉGICOS 16

5.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 17

5.2 PLANEJAMENTO TÁTICO 17

5.3 PLANEJAMENTO OPERACIONAL 17

6 CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 21

1 APRESENTAÇÃO

Iniciar uma atividade empresarial requer do investidor o pleno domínio da atividade que se propõe a iniciar. Neste sentido, tão importante quanto o conhecimento do ambiente econômico no qual está inserido, a sua capacidade gerencial é um fator de fundamental relevância para o bom desempenho do negócio.

Como podemos analisar o mundo está em constantes transformações, que atingem diretamente a vida das pessoas, não sendo diferente com as organizações onde todos os meios estão ligados, interferindo uns aos outros. Assim torna-se cada vez mais difícil construir uma empresa que vença no mercado, e que consiga adquirir uma estabilidade concreta. Por esses e outros motivos muitas empresas acabam decretando falência ainda nos primeiros anos.

Por isso fizemos um estudo para avaliarmos qual é o melhor tipo de planejamento para ser adotado pelas empresas para evitar tal fato. Ao mesmo tempo podemos interagir com o mercado de trabalho, nos tornando profissionais mais competentes, tendo uma visão mais ampla de uma organização. Em uma organização, as pessoas, as tarefas e a administração são interdependente tal como os nervos a digestão e a circulação são no corpo humano. Uma mudança em uma das partes infalivelmente afeta as outras. Tal como um organismo, uma organização é um sistema (OLIVEIRA, PRADO E SILVA, 2005, p.52)

2 INTRODUÇÃO

Muitas empresas não tem sucesso no mercado devido à falta de estudos de sua viabilidade, utilizam o comportamento intuitivo e empírico no momento que decidem investir em um novo negócio. Segundo dados do SEBRAE, metade das empresas não consegue passar dos quatro anos de vida.

A implantação de um novo empreendimento envolve diversas ações e investimentos. Através do plano de negócios serão analisados o envolvimento necessário e o que deve ser feito para implantar o empreendimento, como também a sua importância para o sucesso do empreendimento.

Uma empresa de comércio varejista de roupas e acessórios femininos fez surgir à necessidade de se elaborar um plano de negócios, pois este possibilita traçar um planejamento empreendedor e coeso, para que se definam as condições de se atingir os objetivos almejados.

Este projeto de viabilidade de implantação tem como principal interesse definir e avaliar o mercado, produtos, serviços, marketing e viabilidade econômica, assim como o investimento e o retorno que esse empreendimento possa trazer.

2.1 OBJETIVOS

Para a realização desta pesquisa foi traçado o objetivo geral que deve ser alcançado, resultando em resposta para o problema de pesquisa.

2.1.1 Objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com