TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e o processo empreendedor

Trabalho acadêmico: Empreendedorismo e o processo empreendedor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos mostrar a importância de criar um plano de negócio, analisar como e onde deve ser o procedimento de abrir uma empresa, quais os investimentos e custos que teremos, quais as dificuldades encontradas e riscos que o negócio poderá nos apresentar.

Em geral quais são as etapas necessárias para criar um novo negócio, quais as dificuldades e o que é preciso saber. Também apresentaremos o conceito de um plano de negocio, como deve ser elaborado e o que contem. Vamos entender como executar o plano de negócio, sua metodologia e como levantar os recursos necessários.

1.EMPREENDEDORISMO E O PROCESSO EMPREENDEDOR:

Após estudos e debates acerca do tema proposto, o grupo observou que ser empreendedor, para aqueles que não possuem tal característica em sua personalidade, não é tarefa fácil, embora notamos ser possível aprender e ensinar a arte do empreendedorismo, o que se percebeu também, que o empreendedor de sucesso tem tal esta característica em sua personalidade, trata-se de fator interno, intrínseco aquela pessoa dinâmica e arrojada, traços estes que nascem e perseguem o individuo durante sua vida.

Podemos perceber que o empreendedor tem uma visão de futuro muito ampla e clara, sempre antevendo problemas e dificuldades para antecipar-se e trazer soluções objetivas. Podemos afirmar também que empreendedor é um exímio identificador de oportunidades e profundo conhecedor daquilo que esta fazendo, isso porque todos os riscos que assume são exaustivamente calculados, sendo também um líder nato, motivador de novas idéias e pessoas.

Notamos também que as habilidades requeridas de um empreendedor podem ser classificadas em três áreas, dentre elas destaca-se as características pessoais, as quais trazem grandes influencias na distinção entre empreendedor e administrador, onde notamos que o administrador, embora não possua grande capacidade de transformar idéias inovadoras em resultados, possui grande capacidade de organização, planejamento e controle corporativo, sendo estes, ao nosso sentir, os principais pontos de distinção entre ambos.

Observamos em nosso grupo que alguns integrantes possuem grande capacidade empreendedora, isso porque, após o exercício de auto-avaliação, atingiram pontuação que os define como empreendedores outros obtiveram pontuações que melhor define um administrador, tornado nosso grupo deveras interessante pela miscigenação de características, porem, todas de grande importância dentro de uma empresa.

Acreditamos que as diferentes características colocam o grupo em um patamar interessante, como já dito, em tese estas diferenças se mostram importantes no sentido de todas serem necessárias para o resultado final satisfatório, porque não bastam apenas boas idéias sem que haja um suporte para que se tornem resultados efetivos, sendo primordial a diferença de características para o bom desenvolvimento da empresa.

Podemos concluir que não bastam apenas empreendedores, sendo o administrador de suma importância dentro da corporação, visto que melhor controla, organiza e dirige as idéias e inovações trazidas pelo empreendedor, sendo a combinação de características de ambos, ao nosso sentir, a receita de sucesso para qualquer empresa atingir resultados satisfatórios.

2. IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

Nosso grupo decidiu que a empresa será uma prestadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com