TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias de armazenagem na logística

Seminário: Estratégias de armazenagem na logística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Seminário  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  979 Visualizações

Página 1 de 6

Estratégias de armazenagem na logística

A utilização de um planejamento nas questões de logística interna na empresa correponde a um diferencial na atual competitividade das empresas, visto que, esta atividade está diretamente relacionada com custos.

Desta forma, a armazenagem e o manuseio de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas. (BALLOU, 1993, p. 152). De acordo com Kaibara (1998),

XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

ENEGEP 2005 ABEPRO 708 os custos associados em manter os produtos armazenados giram em torno de 25 a 30% do valor do produto por ano. Considerando tal aspecto, deve-se enfocar a armazenagem de forma sistemática e não como um problema isolado.

Segundo Moura (2003), a armazenagem é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e à distribuição de materiais (depósitos, almoxarifados, centros de distribuição, etc.) As atividades básicas da armazenagem consistem em receber materiais de um fornecedor, estocá-los até que sejam solicitados por um usuário, retirá-los do estoque quando solicitados e expedi-los ao usuário.

Sob o ponto de vista estritamente logístico, a armazenagem de produtos pode ter funções diversas, dependendo dos objetivos da empresa e do papel desempenhado pela instalação (armazém, depósito, centro de distribuição) no sistema. Suas principais funções são as seguintes: (ALVARENGA, 2000, p.121)

− Armazenagem propriamente dita: esta é a função mais óbvia, com sua duração dependendo do papel logístico da instalação no sistema. Nos casos em que há necessidade ou conveniência de estocar os produtos por um tempo relativamente grande, o armazém ou depósito deve apresentar layout e equipamentos de movimentação adequados a esse tipo de função. No entanto, em situações que a armazenagem é apenas de passagem, como ocorre nos depósitos de triagem e distribuição, a solução técnica é diferente. Há também situações mistas. (ALVARENGA, 2000, p.121)

− Consolidação: é o processo de reunir cargas parciais provenientes de origens diversas para formar carregamentos maiores. Isso ocorre porque é mais barato transportar lotações completas e maiores para médias e longas distâncias, do que enviar a carga em lotes pequenos, diretamente a partir das várias origens. (ALVARENGA, 2000)

− Desconsolidação: é o processo inverso da consolidação, em que carregamentos maiores são desmembrados em pequenos lotes para serem encaminhados a destinos diferentes. (ALVARENGA, 2000, p.121).

Nem sempre um depósito ou armazém apresenta apenas uma das funções indicadas acima. Pode desempenhar todas ao mesmo tempo ou parte delas. Há também situações combinadas. (ALVARENGA, 2000, p.121)

Contudo, o armazenamento não representa apenas união ou seleção de cargas, onde uma sistematização insuficiente dos locais de armazenagem constitue uma das causas básica do aparecimento e do agravamento de uma ampla série de inconvenientes, como: o congestionamento do tráfego, dificuldade na rotatividade de materiais, excesso de movimentos e deslocamentos, má utilização dos meios e do pessoal, etc.

Desta forma, Moura (2003, p. 105) conceitua o planejamento sistemático da estocagem (PSE) como um método seqüencial, que envolve análises, planejamentos e otimização da estocagem de qualquer mercadoria, material, peça ou produto, como: uma estruturação de fases, um modelo de procedimentos, um conjunto de convenções e dados-chave de entrada

Assim, evidencia-se a importância da utilização técnicas de planejamento no processos logísticos na armazenagem para garantir seu cumprimento, conforme Moura (2003, p. 109) enfatiza em sua teoria da chave PQRST (Figura 1). A aplicação do conceito da chave PQRST consiste em responder cinco perguntas chaves na elaboração do layout de estocagem do armazém.

XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

ENEGEP 2005 ABEPRO 709

Figura 1 – A chave PQRST para abrir as soluções da armazenagem de materiais (MOURA, 2003, p. 109)

A abordagem PQRST questiona aspectos relativos às características do produto, quantidade de material, roteirização, serviços de apoio à armazenagem e tempos, com o objetivo de encontrar soluções para os problemas da armazenagem de materiais. Com base nessa metodologia, objetiva-se a construção de um plano de gerenciamento para a armazenagem que interrelacione todos esses aspectos.

3 . Layout como um diferencial

Um grande fator na determinação de quais serão os custos para produzir o nível desejado de trabalho é o Layout do Armazém, que deve prover um bom fluxo de material, custos de operação baixos para estocagem e coleta e eficiente utilização do espaço de estocagem e do equipamento (MOURA, 2003).

Os projetos de depósitos devem também permitir a movimentação de produtos em linha reta, quer eles estejam armazenados, quer não, para que esta atividade ocorra de maneira rápida e fácil. Isso significa que os produtos devem ser recebidos numa ponta do edifício, armazenados no meio e despachados pela outra ponta (BOWERSOX e CLOSS, 2001).

Uma vez que se tenha localizado as áreas de recebimento e expedição no layout, é preciso analisar as áreas de estocagem do material. Os tipos de áreas e equipamentos de estocagem a serem usados irão determinar, até certo ponto, a configuração do layout e as necessidades de corredores. Finalmente, cada alternativa de layout do armazém deve ser avaliada, para determinar se ela atinge os objetivos desejados.

4. Aplicação da Curva ABC no fluxo logístico

Nas empresas é comum o emprego da classificação ABC no controle de estoques, pois com seu auxílio, é possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com