TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazenagem E Estocagem

Ensaios: Armazenagem E Estocagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho

de Armazenagem

e

Estocagem

A Distribuição da Cerveja no Brasil

Introdução

O Mapeamento de processos é uma técnica que tem como objetivo detalhar atividades, de forma que se possa visualizar minuciosamente as operações e então promover os reparos ou avanços necessários para a melhoria de um sistema.

Um dos objetivos do sistema de Distribuição Cervejeiro é disponibilizar a bebida para mais de um milhão de pontos de venda, onde 70 % se caracterizam por pequenos estabelecimentos como bares, mercearias e padarias.

Estes números se constituem numa forte dificuldade para alguns fabricantes do setor. Em 2006 o empresário José de Souza Cintra, sócio majoritário da Cervejaria Cintra, se dispôs a renunciar a sua parte na empresa, alegando que manter os canais de distribuição representava uma das dificuldades de alavancar suas vendas.

Neste contexto, o presente artigo apresenta um mapeamento do processo de distribuição das grandes Indústrias Cervejeiras. Primeiramente foi abordado um breve panorama do Setor Cervejeiro seguido da caracterização da Logística de Distribuição de Cerveja e por fim traz a abordagem do Mapeamento de Processos.

Logística de Distribuição da Cerveja

O tema Distribuição de Produtos tem se destacado muito em estudos científicos e no âmbito empresarial. A importância está relacionada à dependência que todo o sistema produtivo tem dos sistemas de distribuição. Outro fator muito considerado neste assunto diz respeito ao modal rodoviário, que é responsável por cerca de 60% das movimentações de produtos e insumos do país. A logística trata de questões que envolvem o fluxo de informação e mercadorias, desde sua armazenagem até a distribuição física dos produtos aos consumidores finais.

A Indústria Cervejeira atua no mercado através de três tipos de canais de Distribuição: auto-serviço, tradicional e bar.

O grupo auto-serviço é constituído pelas organizações de grande porte como os hiper e supermercados. Estes são abordados como clientes especiais por permitir forte exposição da marca e do produto; e também devido ao poder de compra que possuem. O canal tradicional é composto por empresas menores, que normalmente não tem consumo do produto no local como: mercearias, padarias e armazéns. Os estabelecimentos que permitem o consumo da cerveja no local são denominados canal bar ou ponto-frio e compreendem as lanchonetes, restaurantes, casas noturnas e bares.

Unidades produtivas no Brasil

A cerveja é considerada um bem de consumo de baixo valor agregado e como o seu preço é semelhante entre os concorrentes, o tipo de serviço prestado se torna um importante diferenciador no mercado. Assim, evitar o custo de desabastecimento, que além de afetar as vendas influencia na a imagem da empresa, se constitui em um dos objetivos das Cervejarias.

Os Centros de Distribuição (CDs) atuam na Distribuição Própria, funcionando como extensão das fábricas em algumas regiões e atendem o Varejo, o Atacado e os Distribuidores. Mesmo atuando na Distribuição Direta, da Cervejaria até os pontos de venda, grande parte dos depósitos operam com serviços terceirizados de transporte, empilhadeiras, enlonamento e outros de movimentação interna, sob o gerenciamento de funcionários próprios da Indústria. No entanto alguns CDs operam com atividade mista, onde parte é terceirizada (empilhadeiras e enlonamento) e parte é direta (frota própria) ou vice-versa.

As vantagens que as Indústrias Cervejeiras têm no processo de terceirização nos CDs se constituem pela redução de capital empregado em ativos (empilhadeiras e caminhões) e por possibilitar maior foco na atividade de Distribuição e atendimento a Clientes.

A Distribuição Terceirizada ocorre quando a comercialização da cerveja é feita pelos Distribuidores ou Revendedores que são agentes das Cervejarias nas regiões de consumo. Estes têm a sua própria equipe de vendas, de transporte e de entregas e distribuem o produto para o varejo e para o consumidor final.

Níveis de Distribuição da Cerveja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com