TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura da teoria microeconômica

Pesquisas Acadêmicas: Estrutura da teoria microeconômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 6

Microeconomia

M I C R O E C O N O M I A

Conceito:

É a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam, a oferta e demanda, a formação dos preços no mercado de bens e serviços e fatores de produção, isto é, o preço sendo obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço. Não deve ser confundida com economia de empresas, pois tem enfoque distinto. Na economia de empresas se estuda uma empresa específica, onde prevalece a visão contábil-financeira na formação do preço de venda do seu produto, baseada principalmente nos custos de produção. Já na Microeconomia, prevalece a visão do mercado, ou seja, a interação da demanda (consumidor) e da oferta (produtor) na formação dos preços de mercado.

Dentro desta Teoria, temos ainda o conceito de Coeteris paribus (“tudo o mais permanece constante”), que é uma condição que analisa um mercado isoladamente, supondo que os demais mercados sejam constantes, não sendo afetado pelos demais. Além de verificar o efeito de variáveis isoladas, onde outras variáveis interferem muito pouco, ou que não interferem de maneira absoluta, como a procura, a renda do consumidor, os gastos e preferências do consumidor, etc. Temos, assim, o efeito “puro” ou “líquido” de cada uma dessas variáveis sobre a procura.

Papel dos preços relativos:

Na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos, isto é, os preços de um bem em relação aos demais, do que os preços absolutos (isolados) das mercadorias. Por exemplo, se o preço do guaraná cair em 10%, mas também o preço da soda cair em 10%, nada deve acontecer com a demanda dos dois bens (supondo que as demais variáveis permanecem constantes). Agora, tudo o mais permanecendo constante, se cair apenas o preço do guaraná, ficando inalterado o preço da soda, deve-se esperar um aumento na quantidade procurada de guaraná, e uma queda na de soda. Embora não tenha havido alteração no preço.

A Teoria Microeconômica consiste nos seguintes tópicos:

 Análise da Demanda

 Análise da Oferta

 Análise das estruturas de Mercado - Teoria do equilíbrio geral

Demanda

É definida pela quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período. É considerada como um fluxo, pois deve ser determinada em certo período de tempo.

Em uma economia de mercado, os preços se formam por meio do encontro dos interesses dos compradores e dos vendedores. Isso quer dizer que, teoricamente, se os vendedores ofertarem seus produtos a preços acima do desejado pelo mercado consumidor, os produtos não serão vendidos, forçando os vendedores a baixar seus preços. Da mesma forma, se os consumidores desejarem comprar produtos a preços que não interessam aos vendedores, haverá falta de produto no mercado.

Esse mecanismo pressupõe, portanto, que haja uma determinada quantidade de bens que seja oferecida a um determinado preço que interessa tanto aos compradores quanto aos vendedores. Mas, para que possamos entender isso melhor, devemos inicialmente compreender como é que se forma a demanda.

A demanda reflete a escolha do consumidor. Existem variáveis que afetam essa escolha como a renda (quanto o consumidor tem disponível); os preços dos bens e serviços (quanto custará); suas preferências (quais as marcas prediletas); a relação de substituição ou complemento entre os bens e serviços que o consumidor deseja comprar.

Como vimos, são muitos os fatores que determinam a demanda de um bem ou serviço. Para simplificar mais, faremos o seguinte: consideraremos, para a nossa análise, apenas a quantidade demandada de um bem em relação ao seu preço. Ao representarmos essa relação, teremos a curva abaixo:

Figura 1. Curva de demanda

http://www.neema.ufc.br/Ern_cap2_parte1.htm

O gráfico acima nos permite visualizar que à medida que o preço sobe, a quantidade demandada diminui. Isso é possível de ser constatado no mundo real: quanto maior o preço, menos as pessoas estão dispostas a consumir determinado bem ou serviço. Por isso, a inclinação da curva de demanda é negativa.

Oferta

Oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam vender em determinado período. Como na demanda, a oferta representa um plano ou intenção, neste caso dos produtores ou vendedores, e não a venda efetiva. Da mesma forma como a curva de demanda é formada a partir das preferências dos consumidores, a de oferta se explica pelas escolhas que as empresas fazem no esforço de oferecer bens e serviços ao mercado.

As variáveis que afetam a oferta de dado bem ou serviço são: os preços praticados no mercado; o quanto de lucro elas pretendem no mercado; a estrutura de custos da produção dos bens e serviços; a concorrência; a oferta e os preços dos fatores de produção.

Para que possamos simplificar nossa análise, consideraremos a quantidade ofertada de um bem ou serviço como função única e exclusiva dos preços. Se representarmos essa relação, teremos a curva abaixo.

Figura 2. A curva de oferta

<http://portalteses.icict.fiocruz.br/transf.php?script=thes_chap&id=00004303&lng=pt&nrm=iso>

A curva de oferta tem inclinação positiva. Isso quer dizer que quanto maiores os preços praticados no mercado, mais a empresa tem interesse em ofertar os bens e serviços. O que pode provocar um deslocamento da curva de oferta? Mudanças naquelas variáveis que havíamos deixado de fora da nossa análise. Dessa forma, mudanças na concorrência e na oferta de fatores de produção podem deslocar a curva da oferta para a direita ou para a esquerda.

Equilíbrio de Mercado

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com