TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ESTRUTURA DA EMPRES

Trabalho acadêmico: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ESTRUTURA DA EMPRES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.122 Palavras (9 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 HISTÓRICO...............................................................................................................4

3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL..........................................................................7

4 ESTILO DE LIDERANÇA.........................................................................................8

5 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ESTRUTURA DA EMPRES........................9

6 ATITUDES REALIZADAS PARA MOTIVAR E ELIMINAR O ESTRESSE NO TRABAHO EM GRUPO.............................................................................................11

7 CLIMA ORGANIZACIONAL...................................................................................12

8 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

ANEXOS...................................................................................................................16

ANEXO A - ORGANOGRAMA...................................................................................17

ANEXO B - QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL..18

ANEXO C - COMPARATIVOS DOS INDICADORES DE SATISFAÇÃO PCO - 2011 E 2012- ALGUNS EXEMPLOS

1 INTRODUÇÃO

Vivemos numa sociedade formada por organizações cada vez mais estruturadas, dando sustentação a economia das cidades. Estudá-las nos ajudam melhorar o olhar sobre a estrutura organizacional e clima organizacional das empresas.

Estudar uma estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num olhar amplo inclui a descrição dos aspectos físicos, humanos, jurídicos, financeiros, administrativos e econômicos.

Este trabalho tem por objetivo desenvolver a habilidade de observação, contextualização e julgamento critico dos alunos, abordando a situação vivenciada.

2 HISTÓRICO

O Grupo Coringa foi criado no final da década de 60. Seu ramo de atividade destinava-se, no primeiro momento, ao beneficiamento do fumo de corda para a fabricação do cigarro feito à mão.

Época áurea para a economia de Arapiraca, onde fica sua sede principal. Cidade localizada no Estado brasileiro de Alagoas. Principal município do interior do Estado, conta com uma população de aproximadamente 216.108 habitantes (senso IBGE 2011), tornando-se a segunda cidade mais populosa, perdendo apenas para a capital Maceió, distante 123 quilômetros.

No final dos anos 70, ficou conhecida como a “Capital Brasileira do Fumo”, por se tratar, na época, da maior produtora de tabaco do país.

Após dez anos de sua fundação, a empresa expandiu sua área de atividade com a aquisição de uma fábrica de farinha de milho, café e corantes. Decisão bastante oportuna, pois no final da década de 70 por conta da grande área plantada de fumo, que gerou um excesso do produto no mercado da região, e a consequente diminuição do preço, concomitante com a produção também excedente no recôncavo baiano, outra grande região produtora de tabaco, seguia-se um ciclo de decadência da fumicultura.

A empresa abre seu leque de opções e contribui de forma consistente para a mudança da economia local, antes, quase exclusivamente agropecuária, para o desenvolvimento do comércio, que desde o ano de 1980 vem se transformando na base da economia da cidade, neste ano teve destaque a feira livre e serviços.

Esse grade potencial econômico se deve ao grande desenvolvimento da região, fato marcante para a receita tributária e geração de empregos. Mais de 40 municípios, cerca de um milhão de pessoas, se abastecem do comercio de Arapiraca, que em 2012 tornou-se região metropolitana.

Segundo a Revista Veja (agosto, 2010), Arapiraca é uma das 22 metrópoles do futuro. Sua localização privilegiada interliga as demais regiões geo-econômicas do Estado e caracteriza-se como pólo de abastecimento agropecuário, comercial, industrial e de serviços.

A empresa acompanhou o mesmo ritmo de desenvolvimento local e consolidou sua maraca: Indústrias Reunidas Coringa Ltda. Contribuiu intensamente para a economia local, pois compra grande parte da produção de fumo e milho. Destaca-se pelo alto padrão de tecnologia e modernização de pátio industrial e qualidade se seus produtos, além da geração de empregos com 860 funcionários no pátio industrial de Arapiraca.

Alcançou destaque nacional, que através do seu diretor-fundador, José Alexandre dos Santos, que foi agraciado no dia 28 de maio do corrente ano com o Diploma José Ermírio de Moraes, a mais alta comenda oferecida pelo Senado Federal a empresários e industriais que se destacam por sua contribuição ao desenvolvimento social e econômico do país.

“Sem dúvida, o Grupo Coringa é uma referência no Nordeste e o Sr. José Alexandre um exemplo de vida e trabalho a ser seguido. Um lutador, na mais pura conotação da palavra, que conseguiu, contra todas as previsões e tendências, consolidar um empreendimento do porte do Grupo Coringa”. (Gazeta web,2013. Fernando Collor de Melo)

Atualmente a empresa conta com a produção de derivados do fumo, milho e café, além dos coloríficos e tempeiros mistos e caseiros e sua fábrica de plástico que atende sua própria demanda bem como a de outras importantes indústrias da região. Além de ser a maior indústria da região expandiu sua fábrica com uma filial na cidade de Luiz Eduardo Magalhães, fundada há três anos e com 162 funcionários totalizando com o numero de funcionários de Arapiraca 1022 funcionários, incluindo-se na categoria de empresa de grande porte, segundo o critério do SEBRE.

.

.

3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Estrutura organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com