TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura sugerida para o trabalho

Ensaio: Estrutura sugerida para o trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Ensaio  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

As dimensões de desenvolvimento sustentável são: econômica, ambiental , social , poder e cultura.

A ambiental deve-se minimizar os danos ao que se refere ao meio ambiente, como a redução de produtos tóxicos , redução da poluição , reciclagem de materiais, adequando-se a proteção ambiental.

Econômica : produzir com um consumo de energia crescente de recursos naturais saindo dos recursos fósseis como carvão , petróleo e gás , ampliando a desmaterialização econômica.

Social : melhorar a qualidade de vida para os cidadãos , diminuindo as diferenças sociais ; que não haja nenhum recurso prejudicial aos outros , aplicando - se assim a justiça social.

Poder : decisões que deveriam ser tomadas por políticos no processo de mudanças, como conflitos de interesse como equidade social e a crise ambiental.

Cultura : é uma mudança no estilo de vida do cidadão , tem que haver mudança de valores e comportamento , para uma vida digna . Uma reforma intelectual e moral.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Dimensão econômica, ambiental e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Tendo como resposta a crise ambiental , com o desenvolvimento sustentável o autor acrescenta : Uma forma tecnológica que seria o homem com sua capacidade de invenção superar os limites dos recursos naturais. A segunda resposta seria um progresso radical dde produção e consumo. E a terceira é a humanidade não conseguir com todos os seus recursos e meios evitar a catátrofe , levando assim a extião humana.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Acredito que para tornar o planeta terra sustentável e acabar com a crise ambiental seria preciso uma conscientização humana em um todo.

Se cada um fizer sua parte em relação a educação ambiental, com mudanças de atitudes como por exemplo : exploração de recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada e replantando sempre que necessário.

Incentivo a produção de consumo de alimentos orgânicos , pois estes não agridem a natureza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com