TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa informação econômica

Seminário: Etapa informação econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Seminário  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Apresentaremos neste relatório informações econômicas e particularidades das cidades que compõe o Vale dos Sinos, aonde é pretendido a instalação da fabrica de tênis. As informações aqui apresentadas foram baseadas no levantamento realizado pelo IBGE.

A Região do Vale dos Sinos é conhecida como o quarto pólo calçadista do país e também por ser o Berço da Imigração Alemã no Estado do Rio Grande do Sul. Esses fatores contribuíram significativamente para o desenvolvimento da região, atraindo investidores que la encontraram grande potencial industrial. Agregado a isto está a facilidade de acesso pelas rodovias BR 116 e RS 239, a proximidade da Capital, em média 50 km e a inexistência de pagamento de pedágio

A região do Vale dos Sinos é composta por 14 cidades: Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

Araricá

Economicamente o município é bastante diversificado. Na produção primária, produtos coloniais, hortifrutigranjeiros e apicultura. Setor metalúrgico, calçadista, serralheiro, madeireiro, moveleiro e agropecuário. O comércio gira em torno de minimercados, armazéns, bares, lojas de confecções, calçados, material de construção e elétrico, farmácia, etc. O município possui um total de 4 empresas industriais (calçado e metalurgia), 39 comerciais e 38 prestadoras de serviços.

Campo Bom

Pioneira na exportação de calçado, sendo a principal fonte econômica da região. O Município também se destaca como maior produtor de mudas de hortaliças do Rio Grande do Sul. Campo Bom está entre as melhores cidades do RS no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico do Rio Grande do Sul (Idese) e se manteve pelo segundo ano consecutivo (em 2012) como o 11º colocado em todo o Estado.

Canoas

O município possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho. Vizinha da capital Porto Alegre, a cidade é sede de grandes empresas nacionais e multinacionais, como a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), Springer Carrier e AGCO do Brasil, além de nomes fortes nos ramos de gás, metal-mecânico e elétrico. A educação desponta como novo setor. A cidade tem a segunda maior rede de ensino do Estado. São escolas públicas, particulares e três universidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com