TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas da integração econômica

Artigo: Etapas da integração econômica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

1. Cite e discuta, em um texto de 15 linhas, os passos de integração econômica. (5,0 pontos)

Os passos da integração econômica são divididos em cinco etapas, são elas:

Zona ou área de livre comércio: o comércio entre países membros é livre, e a política para tratar os países não membros é da autonomia de cada um.

União aduaneira: o comércio interno de países membros é livre, todos utilizam a mesma política com países não membros.

Mercado comum: mantém a idéia da União aduaneira, e são abolidas as restrições aos fatores de produção (capital e trabalho).

União monetária ou união econômica: mantém as características do Mercado comum e a harmonização da política monetária.

Integração econômica total: passa- se a adotar a harmonização de todas as políticas econômicas.

2. A União Europeia introduziu o Euro como moeda única. Baseado na concepção do Euro, você acha possível introduzir-se uma moeda única no Mercosul? Justifique sua resposta em no mínimo 20 linhas. (5,0 pontos)

O Brasil, que é o país onde moramos e assim podemos falar com autoridade não nos trás segurança econômica, ou seja, não nos mostra “maturidade financeira” suficiente para se arriscar numa moeda única com o Mercosul, devemos levar em conta, que o euro deu certo na União Européia a muito custo, isso trás algumas limitações cambiais também, mas é graças a regrada economia alemã, que gira a maior parte do valor da União Européia, podemos dizer que a mesma é amparada pela Alemanha.

E pensando no Mercosul, onde fazem parte Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, desses países o mais rico e produtivo é o Brasil, não temos condições de “arcar” com uma moeda única, ou seja, mesmo com riquezas naturais, grandes multinacionais não conseguimos nos manter, não podemos investir na idéia de uma moeda única, ainda mais com países que tem menos que nós, temos dificuldades em investir em nossa terra, hoje não podemos nos precipitar a esse ponto.

Nosso país é rico e precisa de bons governos e muito amadurecimento para ousar se portar com um país líder de primeiro mundo, deveríamos copiar os bons exemplos de tais países, como investimento em educação e transporte público, a Alemanha por exemplo beneficia de fato seus moradores, diferentemente daqui em que somos explorados pelo governo sem ao menos itens básicos de moradia digna, vamos pensar primeiro em como vivem nossos habitantes para um dia com segurança pensar em uma moeda única.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com