TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução da Administração de Produção no Brasil

Relatório de pesquisa: Evolução da Administração de Produção no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 8

Evolução da Administração de Produção no Brasil

Introdução

Para conhecermos melhor a evolução da administração da produção no nosso país faz se necessário uma breve definição do que é na integra “Administração de Produção”:

A administração de produção é o gerenciamento das operações físicas existentes dentro de uma empresa. Este termo se aplica a todos os ambientes de serviços e suas atividades sem exceções, tendo como preocupação e objetivo a gestão das operações (atividades) para sempre melhorar o desempenho dos recursos utilizados: homens, máquinas, materiais, tecnologia, sistemas de trabalho, etç. Administrando para ter o melhor resultado financeiro e econômico da empresa.

Com a administração de produção, as empresas tem como foco as seguintes atividades em obtenção dos melhores resultados:

- melhoria da qualidade;

- aumento da produtividade;

- redução de custos;

- diminuição do prazo de entrega;

- aumento da lucratividade;

- projetos de novos negócios;

Evolução Geral da Administração

Os primórdios da administração na indústria deu-se há cerca de um século, com a Escola Científica de F.W.Taylor. que enfatizava a procura da eficiência fabril, através da análise do trabalho, do estudo de tempos e movimentos, da cronometragem para obtenção do tempo padrão e, em geral, do corpo de métodos que hoje se denomina Engenharia Industrial.

Em seguida, por volta do ano de 1913, Henry Ford deu inicio a mais uma etapa desta evolução de administração da produção, que aconteceu em Detroit (USA) , na sua fábrica de automóveis com a implantação do sistema (método) de produção em massa. Este método reduziu consideravelmente o custo do produto e ocorreu o processo de padronização das características do produto final.

Logo teve-se a influencia de Henry Fayol , que formulou os princípios da organização e da administração ao definir as atividades de planejamento, controle, organização, coordenação e direção;

Depois Max Weber, completando as ideias de Henry Fayol, enunciou o conceito de burocratização , formalização e manualização das atividades da administração da produção que denominou-se a Escola Clássica.

Em 1930,surgiu a Escola de Relações Humanas," que adotou posição contrária às escolas anteriores a respeito da forma de dirigir as atividades. Em vez de hierarquia, sugeria liderança, utilização de grupos, uso de incentivos não monetários e obtenção de melhoria de resultados através do maior interesse pelo ser humano.

Após a Segunda Guerra Mundial, com o advento do computador, a criação da pesquisa operacional e o desenvolvimento da simulação por meio de modelos matemáticos estatísticos, floresce a Escola de Sistemas, com sua ênfase nos conceitos de informação, controle, decisão e quantificação, aos quais Taylor teria subscrito.

Inicio da Administração de Produção no Brasil

No período que acabamos de descrever, o Brasil implantou suas primeiras indústrias, de nível tecnológico relativamente simples. A industrialização nascente recebeu forte impulso nos períodos 1914 a 1919 e também em 1939 a 1945, épocas das duas guerras mundiais, em que o país se viu privado de seus tradicionais fornecedores e teve que produzir uma série de bens industrializados nos setores alimentício, têxtil, mecânico, metalúrgico, químico e outros.

Engenheiros e químicos recém-saídos da faculdade, possuidores de alguma bagagem técnica, mas sem qualquer conhecimento administrativo, eram encarregados de dirigir fábricas, com a preocupação dominante de desenvolver a produção e sem sequer suspeitar da existência das doutrinas de administração.

Os conceitos taylorianos e fayolianos, bastante divulgados no mundo e que, em tese, deveriam prevalecer em nossas indústrias, não eram aplicados. A maior parte das empresas era pequena e rudimentar demais para absorver técnicas de cronometragem, controle de qualidade, planejamento ou engenharia econômica.

Com esta necessidade de aprimoramento das técnicas de administração (Taylor e Fayol), a comunidade empresarial brasileira identificou a necessidade de desenvolver melhor estes conceitos e por isto, consequentemente surgiram as primeiras faculdades de administração no país nos períodos de 1957 a 1973, iniciando um grande pulso tecnológico. Coincidentemente, marcando uma nova época industrial e administrativa, que foi o nascimento da indústria automobilística nacional.

Desenvolvimento da Administração de Produção no Brasil

Neste período, a administração começou a ser direcionada para gestão mais especifica da produção, surgindo então a “Administração da Produção” no Brasil.

Com a administração e gestão da produção, surgiu-se a necessidade de novas atividades e sistemas de trabalho com melhores controles, Segue abaixo as atividades principais deste desenvolvimento da administração da produção:

1 - Desenvolvimento de fornecedores:

- maior apoio técnico;

- redução de prazo de entrega;

- maior qualidade dos insumos e serviços;

- redução de custo;

- etç.

2 - Controle Estatístico de Qualidade:

- registros das variações do processo produtivo;

- planos de inspeções por amostragem;

- estudos de capabilidade;

- cursos de treinamentos sobre qualidade;

- laboratórios de metrologias;

- aparelhos de controles;

- etç.

3 - Controle de custos:

- análises de custo/rateio por produto;

- método por custeio direto;

- análises de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com