TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do arroz no Brasil

Artigo: Evolução do arroz no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Artigo  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 01

O arroz constitui um dos cereais mais importantes na alimentação humana, representando 20% da ingestão mundial de energia e 15% de proteína (Velloso 2007). Cultivado e consumido em todos os continentes destacando-se pela produção e área de cultivo, desempenhando papel estratégico no aspecto econômico e social.

O consumo médio de arroz no Brasil varia de 74 á 76 kg / Habitantes /Ano. O arroz branco é o mais ingerido e o integral é o menos consumido pela população devido seu alto preço apesar de seu sabor diferenciado e de ser mais rico em nutrientes.

Em relação ao tipo de grão o preferido pelos consumidores é o do tipo 1 em relação ao tipo 2 e o parbolizado. O tipo 1 representa 70 á 80 % do mercado de arroz polido branco e o parbolizado 20 a 22 %.

Os brasileiros destinam certa de 22% do seu orçamento em alimento, sendo o arroz sendo o produto principal na cesta básica.

O surgimento e a evolução da rizicultura no Rio Grande do Sul esta associado à economia gaucha. A produção de arroz caracterizou – se pelo predomínio do trabalho assalariado, separação do arrendatário do proprietário de terras na organização do processo produtivo, formação de renda fundiária capitalista, pela utilização de meios agrícolas produzidos industrialmente e pela produção destinada aos mercados consumidores urbanos. Essas características reforçam a divisão social do trabalho no nível regional, formando se um setor industrial produtor de meios de produção utilizados na lavoura no beneficio e transportes do arroz, nos maquinários e equipamentos requeridos pela irrigação e o preparo do solo, implementos agrícolas, fertilizantes, navios de pequenos portes carros de transporte, secadores e descascadores industriais.

De acordo com as informações que obtivemos no mercado, verificamos o preço da saca de arroz de 60 kg para a venda custa R$ 35,19 e para a compra R$ 33,25.

O arroz é um dos principais cereais produzidos no mundo e esta na dieta de grande parte da população mundial, sendo a situação financeira da maioria entre 2 e 4 salários mínimos(43%), menos de 2 salários mínimo (7%), entre 5 a 10 salários mínimos(30%) e mais de 10 salários mínimo(10%), a compra do arroz é proporcional ao consumo diário da família, podendo ser comprado semanalmente ou mensalmente.

A evolução do arroz esta se dando através do clima, pois sendo beneficiada pelo clima seco e ensolarado dos últimos dias; apesar da pouca chuva, os níveis dos reservatórios hídricos estão normais para a época, não tendo problemas de irrigação e as lavouras entram em processo de amadurecimento mais cedo, sendo o mercado consumidor abastecido sem problemas.

Arrozeiras que Plantão e Comercializam o Arroz:

- Arrozeira Curi

- Arrozeira Pelotense – Arroz brilhante, Ti San, Figurão e o D’Dona

- Josapar – Arroz Tio João , Bidu

- Arrozeira RP – Rubens Perleberg – Arroz Namorado

- Extremo Sul

- Canil

- Arrozeira Coradini- Arroz Coradini

- Arrozeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com