TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de Custo de Produção

Tese: Exercícios de Custo de Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2013  •  Tese  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios de Custo de Produção

1 – Defina produto, insumos e função de produção.

Produto é o resultado do processo de transformação dos fatores adquiridos pela firma par criar bens e serviços a serem vendidos no mercado.

Os insumos são os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), capital, terra, utilizados neste processo, segundo uma dada tecnologia expressa pela função de produção, que a relação que mostra a quantidade física obtida do produto a partir da quantidade física utilizada dos fatores de produção num dado período de tempo.

2 – Explique o significado da lei dos rendimentos decrescentes.

A Lei dos Rendimentos Decrescentes diz que, a elevação da utilização do insumo variável, mantendo constante a quantidade do insumo fixo, gera acréscimos cada vez menores na produção, chegando, depois de determinado acréscimo do fator variável, a um produto máximo e depois decrescendo.

3 – Defina produto total, produto marginal e produto médio. Mostre as principais relações entre esses conceitos.

Produto Total: É a quantidade do produto que se obtém da utilização do fator variável, mantendo-se fixa a quantidade dos demais fatores.

Produto Marginal: É a relação entre as variações do produto total e as variações da quantidade utilizada do fator variável em questão.

Produto Médio: É o resultado do quociente da quantidade produzida pela quantidade utilizada desse fator.

A relação entre os conceitos é dada por: Produto Total = Pmen X N, Pmgn, além disso, sabemos que se o Produto Médio for crescente, o Produto marginal também será crescente.

4 – Explique por que a maximização dos lucros ocorre no ponto em que a receita marginal se iguala ao custo marginal.

Consideremos primeiramente que RMg > CMg. Neste caso, o produtor teria um lucro positivo em aumentar a produção, pois o benefício desta unidade extra é maior que seu custo. Logo, na produção atual não estará maximizando lucros. Por outro lado, considere o caso RMg < CMg. Neste caso, o produtor teria um ganho reduzindo a produção, pois a economia em custos superaria a queda nas receitas, de modo que a produção atual novamente não maximiza lucros. Portanto, a única forma do produtor estar maximizando seu lucro é fazer RMg = CMg.

5 – Mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil-financeira dos custos de produção.

As principais diferenças entre a visão econômica e a contábil-financeira são:

Custos de Oportunidade e custos contábeis: enquanto a avaliação contábil financeira está nos custos contábeis, que são os custos históricos de quanto a empresa efetivamente pagou para a compra e/ou aluguel dos insumos, a análise econômica se calca nos custos de oportunidade, que são os custos implícitos na possibilidade de ganho nos demais setores por meio da utilização dos recursos atualmente empregados na produção.

Externalidades: A análise econômica se preocupa com a existência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com