TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de Econômica

Por:   •  4/10/2018  •  Abstract  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Diferencie “Economia” e “Economia Política”.

R: A Economia trata da forma de como a sociedade administra os recursos escassos e a Economia Política trata do estabelecimento de leis que regem as relações sociais de produção, circulação e distribuição de bens materiais. Sendo assim, a principal diferença entre as duas ciências é o método de análise cientifica utilizada pelos diferentes estudiosos da área de economia, como cada estudioso possui uma ideologia diferente os resultados dos métodos utilizados levam a resultados teóricos e práticos diversos.

 

  1. Defina Superestrutura e Infraestrutura.

R: A superestrutura é o conjunto de ideias que formam a consciência e a psicologia social de uma determinada época histórica. A superestrutura seria então uma ferramenta/mecanismo utilizada(o) por grupos dominantes para estabelecer e perdurar o seu domínio. Ex. Estado, Religião, Artes, Meios de Comunicação, etc).

A infraestrutura é a base econômica de uma sociedade. (Trata-se das forças de produção que é composta por matéria-prima, meios de produção e pelos trabalhadores).

Dessa forma, a superestrutura é responsável pela manutenção das relações sociais existentes dentro da infraestrutura, e a infraestrutura por sua vez possibilita a existência superestrutura, pois toda a riqueza necessária para manutenção da superestrutura é produzida na infraestrutura por meio das relações de produção e troca.

  1. Descreva as quatro principais escolas do pensamento econômico, as principais contribuições e seus objetivos ideológicos.

R:

Escola Clássica: A base do pensamento dessa escola era o liberalismo econômico. As principais contribuições são: teoria do valor trabalho

Objetivos ideológicos: 1) Beneficiar a burguesia, em particular a industrial, pois desejavam que esta tivesse liberdade para importar matérias primas e alimentos de quaisquer países, com isso teriam diminuição dos custos de produção (salários, matérias-primas) e ampliaria os lucros e a capacidade de exportação de manufaturas. 2) Impedir a intervenção de sindicatos ou do Estado a favor dos trabalhadores assalariados.

Escola Marxista: Distribuição de renda

Escola Neoclássica:

Escola Keynesiana:

  1. Defina, dentro das principais escolas do pensamento econômico:
  1. O papel do Estado;

Escola Clássica: Proteger a sociedade contra-ataques externos, estabelecer a justiça, emissão de papel moeda, proteção da indústria e manter obras e instituições necessárias a sociedade.

Escola Marxista: socialização dos meios de produção, planificação da economia e eliminação paulatinamente das diferenças sociais herdadas da sociedade capitalista, até que seja possível existir uma sociedade sem divisão de classes e sem Estado.

Escola Neoclássica:

Escola Keynesiana:

  1. A oferta e a demanda;

Escola Clássica: são regulados automaticamente pelo mercado através da “mão-invisível”

Escola Marxista:

Escola Neoclássica:

Escola Keynesiana:

  1. O valor das mercadorias;

Escola Clássica: nas sociedades primitivas o valor é proporcional ao trabalho contido na produção das mercadorias; porém, nas sociedades capitalistas é igual ao custo de produção, que estabelece o preço natural = salário + lucro + renda. Esse preço é equivalente ao trabalho comandado, ou seja, ao trabalho que as mercadorias podem comandar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com