TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA

Tese: FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  Tese  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

1. Examine as causas fundamentais da crise da economia colonial no Brasil; (3,0 pontos).

O mundo estava em constante mudanças. Nos séculos XVII e XVIII ocorreu diversas revoluções, na Europa, e na América do Norte, e uma série de movimentos nativistas aconteceu na colônia portuguesa. Houve revoluções, entre elas a independência dos Estados Unidos da América, e ideias iluministas repercutiram nessas colônias. Devido aos abusos do fiscalismo português surgiu vários movimentos emancipacionistas contra os colonos portugueses nas regiões que continha ouro. Um dos principais foi a Inconfidência Mineira, em 1789 que, apesar de ter caráter idealista, foi a primeira rejeição ao sistema colonial português. Outros movimentos importantes foram a Conjuração Baiana ou dos Alfaiates em 1798; e a Conspiração dos Suassunas, em 1801.

A crise no sistema colonial ocorreu pelo surgimento de novas ideias e pelas transformações econômicas e sociais, além do próprio desenvolvimento das colônias, resultado do investimento e das explorações realizadas pelos colonizadores, gerando na população colonial, o sentimento de emancipação.

2. As experiências de utilização da mão-de-obra imigrante na cafeicultura brasileira (sistemas de parceria e colonato) foram substancialmente diversas. Analise suas diferenças e os principais determinantes do fim do sistema de parceira e do deslanche do sistema de colonato; (4,0 pontos)

No sistema de parceria os imigrantes recebiam a proposta de vir para o Brasil trabalhar nas lavouras de café a troco de lotes de pés de café e seriam descontados os custos da viagem, impostos e comissões. Mas chegando aqui as coisas foram bem diferentes, a começar pelas condições das embarcações que os traziam, assinavam um contrato que os mantinham reféns das dividas adquiridas. Eram instalados nas antigas sensalas improvisadas para eles, viviam uma “quase” escravidão.

Já no sistema de colonato os imigrantes se certificaram que as coisas seriam diferentes. Nesse sistema os colonos recebiam o pagamento direto, os custos da viagem era custeado pelo fazendeiro. Era dado ao imigrante um pedaço de terra para plantar o que desejasse.

O colonato era mas humano, respeitava os direitos do imigrante, não os tratava como escravo e dava para eles chances de conseguir viver dignamente.

3. A última década do século XIX no Brasil foi marcada por uma recorrente desvalorização cambial, com consequências importantes para a condução da política econômica. Explique as principais causas deste processo. (3,0 pontos).

O presidente Campos Sales assinou o Funding Loan, um empréstimo feito com credores internacionais. Aumentou a tarifa sobre os produtos importados com o objetivo de aumentar a receita do governo em moeda estrangeira e arcar com os custos da dívida externa e os lucros gerados por ela. Retirou a moeda nacional de circulação com o intuito do cumprir os termos do pacto assinado com os credores internacionais e numa tentativa de estabilizar as taxas de câmbio.

O que causou uma profunda desordem financeira na economia brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com