TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formas de Participação Popular na História Brasileira

Por:   •  7/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  2.619 Visualizações

Página 1 de 2

Formas de Participação Popular na História Brasileira
Alguns dos grandes momentos de mais autêntica participação popular, na História contemporânea do Brasil, foram:
* Luta pela anistia ampla, geral e irrestrita;
* Luta por eleições diretas para Presidente da República;
* Luta pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte;
* Movimento Caras Pintadas. 

A conquista da anistia
Na década de 70, a anistia em favor dos cidadãos que resistiram contra a ditadura militar representou uma ponte de reencontro dos brasileiros. Presos políticos foram postos em liberdade, líderes que estavam no exílio puderam regressar à Pátria, cidadãos que tinham sido proscritos da vida pública puderam recuperar seus direitos de cidadania. Outros milhares de cidadãos que eram mantidos sob vigilância e suspeição, puderam respirar aliviados com a supressão das pressões que recaíam sobre eles. 
Legitimando a divergência democrática, o debate, o diálogo. Mesmo pessoas que pensam de forma oposta devem ter a oportunidade de expressar suas discordâncias, de lutar por suas ideias. É justamente esse pluralismo, essa possibilidade de pensar diferente que constitui a essência da democracia.
Participaram do movimento: mulheres e homens, estudantes, intelectuais, religiosos, trabalhadores das fábricas e do campo, artistas, advogados, familiares e amigos de pessoas vítimas de perseguição por motivos políticos.
[pic 1]

A luta por eleições diretas para Presidente

Após muitos anos de ditadura e de silêncio forçado dos brasileiros, a população se organizou em torno de um dos maiores movimentos sociais da história do Brasil. 
Entre 1982 e 1984 as Diretas Já apoiavam o projeto de lei proposto pelo deputado Dante de Oliveira que almejava a realização de eleições diretas para presidente do país. O movimento teve a participação dos mais variados setores da sociedade e apontava claramente que a ditadura e os militares tinham seus dias contados na liderança do Brasil. 

[pic 2]

Assembleia Nacional Constituinte
Após a luta pela anistia e pela eleição direta, o povo lutou pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Esta deveria ser livre, exclusiva e soberana. Deveria possibilitar a instituição, em nosso país, do Estado de direito. Isto quer dizer: o povo queria o chamado Estado democrático.
A luta pela Assembleia Nacional Constituinte teve o calor de esperança da alma popular. O Brasil, através de representantes eleitos, escreveria a sua lei maior, a sua carta de direitos, o seu mapa da cidadania. Era esse o clamor do nosso povo.

[pic 3]

Movimento Caras Pintadas

Caras pintadas foi um movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992 e tinha como objetivo principal o impeachment do então presidente Fernando Collor e sua retirada do posto no Brasil. O movimento baseou-se nas denúncias de corrupção que pesaram contra o presidente e ainda em suas medidas econômicas de caráter anti-inflacionário e contou com milhares de jovens em todo o país. O nome "caras-pintadas" referiu-se à principal forma de expressão, símbolo do movimento: as cores verde e amarelo pintadas no rosto. 
[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (131.2 Kb)   docx (92.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com