TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FREENLANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Projeto de pesquisa: FREENLANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A seguir, estaremos conhecendo um novo modelo de emprego conhecido como freelancers, comparando e aprofundando-se em sua teoria e gestão administrativas, suas estatísticas, seu envolvimento nas grandes empresas e também vendo e analisando suas vantagens e desvantagens nesse sistema diferenciado de emprego em que as organizações estão à procura no mercado de trabalho.

QUESTÃO 01 – ORGANIZAÇÕES COMO IBM, E OUTRAS CITADAS NO TEXTO, APRESENTAM CERTA FLEXIBILIDADE NO QUE DIZ RESPEITO À SUA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO INTERNA PARA SUPORTAR A POSSIBILIDADE DE CONTRATAR PROFISSIONAIS SEM VINCULOS FORMAIS. BASEADO NESSA CONSTATAÇÃO RESPONDA: COMO ESSE TIPO DE ORGANIZAÇÃO SE DIFERENCIA DAS CHAMADAS ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS?

Resposta: Essas organizações, conhecidas como virtual e/ou sem fronteiras, se diferencia porque seu foco maior e na terceirização das suas atividades, eliminando qualquer vínculo com a empresa, como cadeias de comando e também substituindo departamentos, por equipes autônomas, deixando total responsabilidade a carga dessas organizações para o resultado final.

Sendo assim, a entrega desses resultados, são mais rápidos e com um custo econômico mais baixo.

Já as organizações burocráticas, são instituídas de regras, com suas tarefas rotineiras, regulamentos formalizados e hierarquia de autoridade, visando seus objetivos e resultados na máxima eficácia da organização.

QUESTÃO 02 – CONSIDERADAS COMO EMPRESAS DE VANGUARDA, AS EMPRESAS DE TECNOLOGIA COMO IBM, SEGUEM UMA TENDÊNCIA DE MAIOR FLEXIBILIDADE E MAIOR ADAPTAÇÃO AS NECESSIDADES DO MERCADO. FACEBOOK E GOOGLE TAMBÉM SÃO EMPRESAS QUE EMPREGAM MODELOS DE GESTÃO “DIFERENTES”, E SÃO TIDAS COMO GRANDES EXEMPLOS DE SUCESSO NO QUE REFERE-SE A EXTRAIR RESULTADOS DE SEUS COLABORADORES. FAÇA UMA PESQUISA ACERCA DESTAS EMPRESAS CITADAS, OBSERVEM A TEORIA E OS MODELOS CLÁSSICOS DE GESTÃO E COMPAREM OS MODELOS, DEIXANDO CLARO ONDE ESTÃO AS DIFERENÇAS.

Resposta: As duas empresas, como a IBM, seguem um modelo contemporâneo ou abordagem contemporânea de gestão, visando à preocupação com a natureza dos relacionamentos e criando um ambiente agradável, encorajador e inovador, cumprindo com os objetivos da organização e exercendo a autodireção, autoestima e autocontrole de seus colaboradores.

Diferente das outras organizações, conhecidas como modelo clássico ou abordagem clássica de gestão, visa o aumento da eficiência das empresas, como produção em massa, tempo de produção, divisão padronizada de trabalho, normas, impessoalidade do relacionamento, hierarquização de autoridades, rotinas e procedimentos, com um único objetivo de seus resultados.

QUESTÃO 03 – A CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS DE UM TEXTO ANCORA-SE EM ALGUNS RECURSOS ARGUMENTATIVOS. DISCORRA SOBRE OS RECURSOS UTILIZADOS NOS ITENS ACIMA. OBSERVE QUE NOS ITENS “D” E “E” TEMOS RECURSOS DIFERENCIADOS DOS ANTERIORES. COMENTE SOBRE ESSA DIFERENÇA.

A) São Paulo – mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países [...]

Resposta: Citação do orgão onde trabalha (tecnologia americana IBM) e a quantidade que trabalham na empresa (430.000 funcionários).

B) [..] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no último ano.

Resposta: Citação do instituto que fez a pesquisa (Consultoria americana Elance), citação do tipo de contratação que a organização faz (freelancers) e citação dos dados estatísticos (850.000 para 1,3 milhões de profissionais).

C) [...] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas – o equivalente a um terço da força de trabalho americana – dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalham 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.

Resposta: Citação dos países onde foi feita a pesquisa (Estados Unidos e Alemanha), citação dos dados estatísticos (40 milhões de pessoas), citação da instituição que fez a pesquisa (sindicato Freelancers Union) e citação do tempo de trabalho dessas pessoas (8 a 9 horas por dia e 5 dias por semana).

D) [...] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.

Resposta: Neste fragmento temos o uso do discurso direto, presente pelo uso das aspas. Lembrando que o uso do discurso direto exime quem escreve o texto da responsabilidade do que é enunciado entre aspas.

E) A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumenta. “Esse Segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil” diz Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas brasileiras nesse sistema. [...]

Resposta: Já neste fragmento temos a voz de autoridade por citação de um nome renomado (Fernando Mantovani),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com