TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA ECONÔMIA

Tese: FUNDAMENTOS DA ECONÔMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAMENTOS DA ECONÔMIA

ATIVIDADES DOS CAPÍTULOS 1, 2 E 3.

Questões Cap. 1

01. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quando, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

Resp. A sociedade tem que escolher dentro das possibilidades a produção, os produtos a serem produzidos e suas respectivas quantidades a serem fabricadas, os recursos utilizados dado ao nível tecnológico existente e a concorrência dos diferentes produtores que escolheram os métodos mais eficientes e com baixo custo de produção possível. Fica a sociedade responsável em decidir a distribuição e participação dos resultados de sua produção por determinação, dos salários, rendas da terra, juros e benefícios do capital, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.

02. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

Resp. Conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade de produtiva de uma sociedade, que terá que escolher entre os diferentes tipos de produção.

03. Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.

Resp. Indica todas as possibilidades de produção potencial de máquinas e de alimentos nessa economia hipotética. Qualquer ponto sobre a curva significa que a economia irá operar no pleno emprego, ou seja, à plena capacidade, utilizado todos os fatores de produção disponíveis. No gráfico a seguir teremos a forma clara desta curva de possibilidade entre alimentos e máquinas.

Alternativas | produto x | produto y | Custo de oportunidade

A 25 0 -

B 20 30 5

C 15 47,5 5

D 10 60 5

E 0 70 10

Produto X

25. A

20. B

15. C

10. D

E

30 47,5 60 70

Produto Y

04. Analisando uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente foram o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.

Resp. Fluxo que determina a continuidade de renda imposta, entre famílias e as empresas, onde com as ofertas e demandas determinam os preços de bens e serviços, no mercado fatores de produção fazem com que se definam preços como: salário, juros, aluguel, lucros, entre outros.

05. Conceitue bens capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

Resp. Bens Capital: Utilizados na fabricação de outros bens, mas não sofrem desgaste total no processo produtivo, sendo usualmente classificado no ativo fixo as empresas, e como uma de suas características, contribuir para a melhoria da mão-de-obra.

Bens de Consumo: responsável em atender as necessidades humanas, e podem ser duráveis (automóveis, geladeiras e fogões) não duráveis (Alimentos e produtos de limpeza).

Bens Intermediário: São transformados e agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo (insumos, matérias-primas, e componentes).

Fatores de Produção: Chamados de recurso de produção da economia,são constituídos pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

06. O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.

Resp. Argumento positivo não envolve juízo de valor e normativo faz uma analise que contém, explicita ou implicitamente, um juízo de valor sobre alguma medida econômica. Exemplo: Se um determinado produto sofrer aumento de valor, fica claro que ira ocorrer uma queda de seu consumo, isso argumento positivo e argumento normativo quando se define uma realidade. ex.: o desemprego no Brasil vai chegar ao fim, ainda nesse mês.

07. Qual a importância da Matemática e da Estatística para estudos econômicos? Exemplifique.

Resp. A matemática possibilita escrever reduzidos conceitos e relações de economia e permite análise econômicas, utilizando a forma de modelos analíticos, e a estatística quando não se tem relação econômica exatas, mas probalísticas. Ex.: A quantidade demandada de um bem tem uma relação inversamente proporcional com o seu preço, tudo o mais constante.

Questões cap. 2

01. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

Resp. Os mercantilistas tinham como alguns princípios fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas.O acumulo de metais adquire grande importância.

Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais.

02. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?

Resp. Dr. François Quesnay , Foi o primeiro a dividir a economia em setores, mostrando a relação entre eles, autor da obra Tableau Économique.

03. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi o autor?

Resp. Seu autor foi David Ricardo, onde ele fazia análise do comercio entre as nações e qual o produto deveria ser comercializado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com