TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

Resenha: FUNDAMENTOS DE ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Resenha  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTIONÁRIO DE REVISÃO – FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

1 EXPLIQUE O CONCEITO DE FATORES DE PRODUÇÃO E QUAIS AS SUAS CARACTERÍSTICAS. DEFINA COMO PODE SER FEITA A SUA REMUNERAÇÃO.

R. São elementos necessários para a produção de um determinado produto, bem ou serviço, os quais não seria possível a existência do mesmo da forma final em que é encontrado. Os economistas mais antigos classificam estes fatores em: Trabalho, Recursos Naturais e Capital. O trabalho e a terra (recursos naturais) são considerados por eles fatores originários e o capital derivaria dos mesmos. O trabalho viria do homem, utilizando-se da terra e do capital disponível. Modernamente, porém, foram também acrescentados outros fatores de produção tão importantes quanto os já citados, tais quais a tecnologia (stricto sensu), a informação e a organização com que as empresas contam e sem as quais seria inviável a produção de bens. Em economia se trabalha muito com coeteris paribus, logo, para se usar uma terra, inicialmente levando em conta que não é de sua propriedade, se precisaria pagar um aluguel por ela. Também para que pessoas trabalhem para produzir o que se deseja é preciso remunerá-las por meio dos salários. O capital, por sua vez, levando em consideração que não é de posse do empreendedor, ser-lhe-á emprestado à juros, que serão devidamente pagos. Também a tecnologia, organização e administração custam dinheiro. Preciso é comprar patentes, contratar bons administradores e investir em organização para se obter um serviço bem feito.

2 EXPLIQUE E DIFERENCIE A CONCORRÊNCIA PERFEITA DA CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA. JUSTIFIQUE POR QUE A CONCORRÊNCIA PERFEITA É A MELHOR ESTRUTURA PARA OS CONSUMIDORES.

R. A concorrência perfeita se dá quando um produto é produzido igualmente por muitas firmas, sendo cada produto substituto perfeito do outro. Também se tem um grande mercado consumidor para este produto ou serviço. Assim, o preço sempre se mantém constante, pois todos tem acesso ao preço de custo de produção do mesmo e também, a título de exemplo, se existem mil firmas que vendem um produto igual, quando uma aumenta o preço o máximo que poderá ocorrer é a falência por falta de consumo. Da mesma forma, se existem mais de cem mil consumidores para esse mesmo produto e um decide não mais consumi-lo as firmas que o vendem nem notarão a diferença. A concorrência monopolística, por outro lado, faz uma ponte entre a perfeita e o monopólio. Dessa forma, há um número relativamente grande de empresas que produzem determinados bens ou serviços, porém os mesmo são diferenciados, seja pelas embalagens, detalhes, publicidade ou até mesmo na qualidade. Assim, há uma margem, embora pequena, para que as firmas possam aumentar preços e fixar algumas condições. Pela ótica do consumidor, tudo sairia mais vantajoso se fosse baseado na estrutura de concorrência perfeita, pois os preços seriam estáveis e não haveriam explorações da parte dos produtores.

3 CARACTERIZE O OLIGOPSÔNIO (ESTRUTURA DE MERCADO) PELO LADO DOS FATORES DE PRODUÇÃO.

R. O oligopsônio se mostra como um oligopólio invertido, ou seja, ao invés de haver poucos vendedores para muitos compradores existem poucos compradores para muitos vendedores. É o que acontece com o mercado de insumos. Assim, por exemplo, uma empresa em uma cidade interiorana, sendo a única, detém o controle da “compra” do trabalho (fator de produção), ou uma empresa automobilística detém o poder de compra de autopeças (insumo).

4 DEFINA E EXPLIQUE OS POSSÍVEIS RESULTADOS DA ELASTICIDADE-RENDA DA DEMANDA.

R. Essa elasticidade varia em função da variação da renda do consumidor. Desta forma, se sua renda aumenta, ele consumirá mais, se diminui, consumirá menos. Os resultados apresentam mais elasticidade para produtos considerados de luxo, como automóveis e eletrônicos e menor para produtos de consumo básico, ou seja, se a renda de uma pessoa aumenta ela não irá comer mais do que ela come normalmente, assim, sobra mais dinheiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com