TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL CURSO DE DIREITO

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.119 Palavras (17 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL

CURSO DE DIREITO

ADAM SMITH

Ane Caroline Silva

Cícero Junior

Flávia Monijô

Volta Redonda/RJ

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL

CURSO DE DIREITO

ADAM SMITH

Trabalho elaborado pelos alunos Ane Caroline Silva, Cícero Junior, Flávia Monijô, Jordan Panizzi, José Sebastião Nunes, Matheus Assis, Maurício Soares, Rodrigo Sales e Thiago Quintanilha, apresentado ao curso de Direito como parte dos requisitos necessários à obtenção de nota parcial na disciplina Economia Política, sob a orientação da Professora Paloma de Lavor Lopes.

Volta Redonda/RJ

2015

Introdução: Vida e Obra

[pic 1]

Adam Smith

"A única beleza que tenho se encontra nos meus livros"

Adam Smith nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723, era um típico filho de uma família da classe alta da época.  Seu pai era funcionário público que chegou a ocupar postos de certa importância na administração escocesa e sua mãe, Margareth Douglas Smith, descendia de proprietários de terras do condado de Fife.  Apesar de poucos acontecimentos da juventude de Smith serem conhecidos, o jornalista escocês e biógrafo de Smith, John Rae registou que Smith teria sido raptado aos quatro anos e libertado logo quando o procuraram e acharam. Em Life of Adam Smith, Rae escreve: "Em seu quarto ano, durante uma visita à casa de seu avô em Strathendry nas margens do Leven, Smith foi roubado por uma banda de passagem de ciganos, e por um tempo não pôde ser encontrado. Mas, um cavalheiro chegou e disse que havia encontrado uma mulher cigana a poucos quilômetros pela estrada carregando uma criança que chorava copiosamente. Guardas foram enviados imediatamente na direção indicada, e eles se depararam com a mulher, que os avistando jogou a criança no chão e fugiu. Foi trazido de volta à sua mãe.

Smith era muito próximo de sua mãe e foi ela a grande encorajadora de Smith para que ele seguisse seus desejos de se tornar um acadêmico. Depois de se formar na Burgh SchoolofKirkcaldy, uma das melhores escolas secundárias da Escócia,  Smith aos 16 anos ingressou na Universidade de Glasgow, onde permaneceu por 3 anos. Foi em Glasgow que Smith deu início aos estudos dos clássicos greco-romanos, Matemática, Teologia e Filosofia.

Francis Hutcheson era professor de Filosofia Moral em Glasgow foi ele um dos grandes influenciadores de Smith. Francis era considerado por muitos um dos maiores teóricos protestantes da Filosofia do Direito Natural e foi por ele a porta aberta onde Smith iniciou o estudo dos problemas econômicos. Daí perguntamos... Como um professor de Filosofia Moral poderia ajudar um aluno a iniciar um estudo sobre problemas econômicos? A resposta é simples. Naquela época, Filosofia do Direito Natural basicamente é o que seria considerado hoje uma mistura de ética, direito e princípios de Economia, Política Comercial e Finanças Públicas, daí o caminho que nosso Smith precisava para iniciar todos os seus feitos. Em 1740, entrou para o BalliolCollege da Universidade de Oxford,e foi então que ele expôs pela primeira vez a filosofia econômica do "sistema simples e óbvio da liberdade natural" que ele viria a proclamar no seu inquérito sobre a natureza e as causas da Riqueza das Nações mas acabou por abdicar da sua bolsa em 1746.

Em 1748 começou a lecionar em Edimburgo e algumas destas aulas eram de retórica e de literatura, e foi lá que por volta de 1750 que Smith conheceu David Hume um importante filósofo do período que se tornou um dos seus mais próximos amigos, publicou neste ano The Theoryof Moral Sentiments, uma notável investigação sobre moral e psicologia.

[pic 2]

David Hume foi amigo de Adam Smith.

Em 1751, Smith foi nomeado professor de Lógica na Universidade de Glasgow, passando no ano seguinte, a dar a cadeira de filosofia moral. Em 1759, publicou a Teoria dos sentimentos morais, mais uma de suas obras mais conhecidas. No final de 1763, Smith obteve um posto bem remunerado como tutor do jovem duque de Buccleuch e deixou o cargo de professor.De 1764 a 1766, viajou com o seu protegido, sobretudo pela França, onde veio a conhecer líderes intelectuais como Turgotd'AlembertAndré MorelletHelvétius e, em particular, François Quesnay. Depois de regressar à Escócia, em 1776, ano da declaração de Independência dos Estados Unidos Smith compôs lenta e cuidadosamente A Riqueza das Nações. Quando concluiu a obra, enviou uma cópia a David Hume. Hume lhe escreveu: Euge! (bem feito em grego). Querido senhor Smith: estou encantado com o seu trabalho, você tem escrito uma obra que mudará para sempre o conceito que a sociedade tem de si mesma.  Levando em conta todas as circunstâncias torna-se difícil saber qual dos documentos possui maior importância histórica.

Em 1778, recebeu um posto confortável como comissário da alfândega da Escócia e foi viver com a sua mãe em Edimburgo. Faleceu na capital escocesa a 17 de julho de 1790, depois de uma dolorosa doença.

[pic 3]

Túmulo de Adam Smith, em Edimburgo

Encontra-se sepultado em Canongate Churchyard, Edimburgo, na Escócia. Smith deixou uma enorme contribuição para a economia e muitas outras áreas, é reconhecido hoje como um importante teórico do liberalismo, porém seu maior legado é o de ser considerado atualmente o Pai da Economia Moderna. Feito este que o faz o tema de nosso trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (257.6 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com