TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - FACIC

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro  - FACIC

Administração

Eduarda Yanase Tsuda

Giovanna Mara Silva

Gigantes da Indústria

Cruzeiro

2015

Introdução



Pode-se afirmar que, devido à grande necessidade de crescimento e superação, após a Guerra Civil criou-se uma forte existência de “gigantes”, homens com poder de visão no futuro e um pensamento inacreditável. Eram donos de um conhecimento indiscutível, e olhar empreendedor fantástico, que fez com que os EUA evoluíssem e se tornassem uma potência.

 O crescimento da América foi aumentando rapidamente, devido à grande competência desse grupo de homens com visão sistêmica, que não tinham medo de arriscarem, apenas enxergavam as oportunidades onde outros viam ruínas e aproveitavam bravamente.

Com as grandes mudanças que aconteceram no século, não se mudou apenas os EUA, mas também o mundo. Com as inovações realizadas o mundo teve uma grande riqueza adquirida em relação à tecnologia e novos conhecimentos, que ajudou na construção de novos pilares para o que conhecemos hoje.

Pode-se dizer que, com tantas mudanças acontecendo não esperavam que as apostas se tronassem tão validas e bem sucedidas, capazes de fornecerem mudanças para toda a sociedade. E apesar dessas grandes ideias passarem por momentos improdutivos, muitos dos empreendedores da época conseguiram sucesso absoluto e respeito mútuo.








Desenvolvimento

1.O fator demanda propulsor que contribuiu na criação das indústrias dos gigantes foi: a necessidade. A necessidade  de atender o crescimento demasiado dos Estados Unidos após a Guerra Civil no século XIX. Assim, com o crescimento acelerado da demanda ocorreram fortes influências nas ofertas.

Por isso, os grandes monopólios identificavam os desejos e as necessidades dos compradores, para saber o quanto seria comprado e o quanto que a empresa precisaria disponibilizar no mercado. Isto é, quem e quantos seriam os consumidores que iriam adquirir o produto ou serviço.

E com o passar do tempo com a demanda crescendo e o aparecimento de novos concorrentes fica fácil visualizamos a grandes jogadas dos magnatas quanto a competitividade, uma característica muito importante que todos eles possuíam eram de não ficar preso a um produto só, o mercado e o consumidor evoluíam constantemente  e para atender todas as demandas era preciso mudar de acordo com o novo  mercado.

Portanto, estes grandes empreendedores tendo como principal característica a visão holística geraram inúmeros empregos em suas empresas e assim, contribuíram significativamente no desenvolvimento econômico de seu país que hoje é considerado como a maior potência do mundo.

 2. O que os tornaram os maiores nomes do século XIX foi a maneira como souberam identificar as oportunidades em meio às crises e dificuldades, eram visionários. Empreendedores natos, possuíam perseverança e ousadia, traço de competitividade e dureza, investiam onde outros jamais viam chance de dar certo.

Assumiam riscos muitas vezes imensuráveis para a época em que estavam inseridos e, o mais importante  abraçavam o fracasso para conquistar o sucesso pleno. Além disso, procuravam conhecer bem seus concorrentes, formando até alianças quando preciso, planejavam, criavam estratégias, buscavam acionistas e investidores para expandir cada vez mais seus negócios.

 Porém, objetivo dos gigantes era maximizar o lucro a todo custo, assim, eles desenvolviam meios para impedir desperdícios e aumentavam a carga horário de seus funcionários que chegavam a trabalhar doze horas por dia durante seis dia da semana com salários baixíssimos, tudo isso porque a inovação no mercado é constante e os empresários buscavam sempre jogar conforme as regras do mercado, mesmo que custasse agir de maneira eticamente errada. 

3. O período em que os Gigantes da Indústria estavam inseridos era muito diferente comparado com nossa atualidade, vários fatores se desenvolveram significativamente e, entre todos os aspectos os mais importantes podemos destaca como:

  • Tecnologia: No século XVIII com a Revolução Industrial implantado máquinas contribuiu não só para diminuir a mão de obra como para aumentar a produtividade. E no século XIX a tecnologia estava se aprimorando, apesar da maioria dos trabalhos ainda serem feitos manualmente.

E hoje após o desenvolvimento da industrialização ficou mais fácil a criação de novos meios de produção que por ser mais econômico e viável substitui quase toda mão de obra, o que é bom para o dono capitalista da empresa e ruim para a população dependente de emprego.

  • Oferta: As ofertas eram lançadas no mercado a qualquer momento que surgissem riscos vindo de outros concorrentes ou quando viam chances de obterem lucros.

 Nos séculos passados as ofertas eram escassas comparando com os dias atuais, devido a isso o antigo consumidor não possuía muitos critérios para avaliar os produtos, aceitava tudo o que era lhe oferecido sem procurar pela concorrência, que muitas vezes podia nem existir.

Nos dias atuais com o volume de informações disponíveis e o surgimento de mais ofertas o consumidor passa a se importar mais com os preços e benefícios do produto. Com o mercado oferecendo mais variedades cabe ao consumidor um olhar mais crítico para escolher a melhor opção para ele e seu orçamento.

  • Variedades: No passado existiam poucas variedades devido aos grandes monopólios que dominavam parte da economia o que dificultava o aparecimento de novos concorrentes.

Já na atualidade há incontáveis versões de um único produto, fabricado de materiais e formas diferentes, o que proporciona ao consumidor opções ilimitadas.

  • Custos: Antes por escassez de ofertas e variedades a população não tinha muitas opções na hora da compra, por causa disso os grandes donos de empresa exploravam com preços altos.

 Mesmo após o surgimento de novos concorrentes os antigos consumidores hesitavam, tudo isso porque eram alvos de comunicação em massa, seguiam o padrão da maioria. Para eles preços altos eram símbolos de qualidade e o aparecimento de produtos iguais a menor custo era questionável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com