TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco

Por:   •  13/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco- FACESF

Docente:  José Pandolfi Neto

Discente: Rayssa Cristina Lima Silva  

Disciplina: Direito do trabalho II

9° Período “A”  

  • Dissertação de assunto abordado em sala: Aviso prévio

       Com amparo legal no artigo 487 e seguintes da CLT, a finalidade do aviso prévio é comunicar a parte adversa o fim do contrato, ou seja, é a comunicação da intenção de uma das partes (empregado ou empregador) de rescindir com o contrato de trabalho. Esse instituto não se aplica nos contratos por prazo determinado, por já está estipulado no contrato o dia em que o empregado termina seu vínculo de emprego.

        É importante mencionar que o aviso prévio é considerado um direito irrenunciável do empregado, e é contabilizado como tempo de serviço, para fins de rescisão do contrato de trabalho.

         O aviso prévio é de 30 dias aos empregados que tenha até 12 meses de serviço na empresa.  A partir daí, a cada ano de contrato se acrescenta 3 dias conforme dispõe a Lei 12.506/11 que trata do aviso prévio proporcional, essa proporcionalidade só se dá quando a demissão for provida pelo empregador, se a demissão for feita pelo empregado o aviso prévio será sempre de 30 dias independente do tempo de serviço. Vale ressaltar que o aviso prévio pode variar de 30 à 90 dias a depender do tempo de serviço, não podendo ultrapassar 90 dias.

      Podemos destacar também as modalidades de aviso prévio, que pode ser concedida pelo empregado ou pelo empregador.

  • Concedido pelo empregador: o empregador vai escolher qual forma o empregado cumprirá o aviso prévio, trabalhado ou indenizado. Sendo na modalidade indenizado, o empregado é afastado de imediato e o empregador tem o prazo de até 10 dias para pagar a indenização referente ao aviso, sendo o valor da remuneração mensal; sendo trabalhado, o horário normal do trabalho, durante o prazo do aviso prévio será reduzido de 02(duas) horas diárias, sem prejuízo do salário integral. É facultado ao empregado trabalhar sem a redução de 02(duas) horas diárias, caso em que poderá faltar sem o prejuízo do salário integral ou por 07(sete) dias corridos.
  •  Concedido pelo empregado: quando o emprego pede demissão, ele também está obrigado a conceder aviso prévio, sendo nas mesmas modalidades, trabalhado ou indenizado. Se o empregado optar pela modalidade indenizado, ele vai indenizar ao seu patrão com o valor de uma remuneração; já na modalidade trabalhado o empregado não tem direito a redução de carga horaria.

      É importante trazer à baila que não importa se o aviso prévio for indenizado ou trabalhado, sempre vai ser computado como tempo de serviço para fins de rescisão do contrato de trabalho e a data da baixa tem que ser levado em consideração os 30 dias de aviso prévio.  

     

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com