TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

AGES

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS

ELITA DA SILVA REIS

O que é história da ciência

Fichamento apresentado no curso de Ciências Biológicas da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Zoologia dos Invertebrados no 2º período, sob orientação do Prof.º  Tiago Rosário.

Paripiranga

Agosto de 2014

Referência Bibliográfica

ALFONSO-GOGFARB, Ana Maria O que é a história da ciência. 1. Ed. São Paulo. Brasiliense, 2004 (Coleção Primeiros Passos; 286) 94p.

Credenciais do Autor

Ana Maria Alfonso-Goldfarb, é pesquisadora nas áreas de História, Ciência e Cultura além de Pesquisadora da PUC-SP, onde é líder do grupo de estudos “Centro Simão de Matias em Estudos de História da Ciência-PUC-SP”, também é membro do grupo “Estudos sobre a Institucionalização das Ciências no Brasil”.

Resumo da Obra

Este livro a autora aborda as origens do termo história da ciência, através de uma linguagem esclarecedora contando toda sua trajetória fazendo ligações com áreas semelhantes que as envolvem. Porém, deixa explicita suas diferenças e mostra seu processo histórico e a evolução que levou o que chamamos hoje de Ciência moderna.

Aborda a importância do processo histórico da ciência e os filósofos e cientistas que participaram e realizaram varias descobertas importantes para o avanço dos conhecimentos científicos.                                                                                                                                                        

        

Citações

Introdução:                                                                           

“Métodos e processos foram criados para que a história da ciência pudesse adaptar, de maneira harmoniosa, esses conhecimentos variados vindo de diversas áreas”. (Pag. 09)

“A história da ciência nasce, assim, ligada à própria ciência”. (Pag. 11)

“Um conhecimento especial, sim, mas que, como outros conhecimentos, foi construído e inventado pelo ser humano e, portanto, cheio de idas e voltas”. (Pag. 14)

 A história da ciência é o resultado de um conjunto de conhecimentos e evoluções adquiridos pela natureza com a participação do homem, envolvendo informações investigações e criticas de novos conhecimentos e possibilitando aproximações em questões científicas antigas.                                                                              

                                                                   

Capítulo 01: Caminhos primeiros: Uma imagem no espelho da própria ciência.

“[...] A redescoberta dos antigos já havia trazido muitas coisas novas e talvez fosse só adaptá-las às novidade descobertas”. (Pag. 18)

“Uma história que se move, aceita e justifica novas descobertas”. (Pag. 32)

“A ciência não precisava de grandes justificativas e, quando era atacada, sua resposta mirava o futuro e não o passado”. (pag. 45)

A curiosidade do homem e a necessidade do conhecimento trouxeram ao longo de séculos importantes descobertas para a humanidade. Entretanto viviam em conflitos esses conjuntos de “saberes”, pois havia uma necessidade de separar o clássico do moderno em busca de novos saberes ou respostas para muitas teorias do passado. Em fim alcançados os objetivos é possível entender que a historia da ciência está sempre ligados aos seus antepassados desta forma gerando a ciência moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com