TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas estatísticas para análise de dados por FJ Materiais para construção de Ltda ME

Pesquisas Acadêmicas: Ferramentas estatísticas para análise de dados por FJ Materiais para construção de Ltda ME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com intuito de demostrar de maneira ampla, clara e objetiva ideias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados as matérias de Macroeconomia eMicroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética Politica e Sociedade . A pesquisa de campo realizada na empresa FJ MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO LTDA ME, com nome fantasia VIEIRA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO, que em contato com o Gerente o Sr. João Batista Vieira, onde o mesmo informou as formas e estratégias que a empresa utiliza para obter o lucro desejado e a forma como dará preço cobrado por produtos . A realidade, no entanto, exige um pouco mais do empreendedor. Além de conhecimento da própria empresa, também é essencial um estudo do mercado e da concorrência antes de precificar seus produtos. A regra vale para descontos, promoções e, também, aumentos.

2. DESENVOLVIMENTO

3. PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

3.1 Identificação da Empresa

Razão Social: FJ Materiais para Construção LTDA ME

Fantasia: Vieira Materiais para Construção

Proprietários: João Batista Vieira e Fabio Batista Vieira

Endereço: Av. Cujubim 1653 setor 04 Cujubim-RO

Comercializa material de construção desde o piso ao teto como: areia, brita, cimento, tijolos, cerâmicas , telhas, ferragens, parte elétrica, materiais para acabamentos, tubos e conexões etc...

3.2 Perfil dos Clientes

A maioria dos clientes São pessoas de classe média baixa, com renda de ate dois salários mínimos , praticamente 80% são do sexo masculino tendo em vista que o material comercializado e utilizado principalmente por homens.

O grau de escolaridade dos clientes vai do ensino médio desde o fundamental e até mesmo pessoas que não sabem ler e nem escrever, pois só sabem assinar o próprio nome.

3.3 Comportamento do Consumidor e Formas de Pagamento

Alguns clientes procuram marcas mais conhecidas outros já procuram por preços mais baixo, geralmente sãotubos e conexões para banheiros . Quando há aumento de preços os clientes optam por marcas diferentes e com preços mais acessíveis. Como trabalhamos com mercadorias que geralmente são de acabamentos ou construção , os clientes tem um gasto médio de um salário mínimo que dependendo do valor de compra a empresa faz as vendas na nota promissória para 30 dias ou faz parcelamentos no cheque ou no cartão em até 3 vezes.

3.4 Revisão de Preços

Para saber como reajustar os preços sem irritar a clientela, é preciso conhecer a melhor forma de definir o valor de um item. Existem duas linhas principais quando se fala em formação de preços: soma do custo com a margem de lucro e observação do mercado e da concorrência. A melhor forma e igualar as duas. Não adianta fazer um cálculo elaborado e definir preço que o mercado não aceita, ou o contrário e colocar um preço baixo e ter prejuízo. A avaliação do mercado é mais importante do que a simples soma de custos. Ninguém consegue formar preço a partir do escritório. Eles são dados pelo mercado, a partir do conceito de valor que determinada marca ou produto consegue transmitir para clientes. A empresa revisa seus preços regularmente , pois com o sobe e desce da economia brasileira os preços de algumas mercadorias sobem já de outras abaixam e com isso a empresa vem acompanhando os preços de seus concorrentes e aumenta os preços de acordo com o comércio local em comum acordo entre os sócios.

3.5 A inflação

A inflação é muito ruim para a economia de uma empresa, quando tem um aumento de inflação, cresce com isso os preços dos produtos principalmente os industrializados. E com certeza que a nossa empresa sofre com o aumento de preço das mercadorias e com isso nossos clientes também sentem essa diferença no bolso.

3.6Definição dos Preços

Podemos destacar vários pontos importantes na hora de definir o preços de nossas mercadorias, primeiramente , verificamos os preços da concorrência e outro ponto importante o custo de compra, as despesas e o lucro que teremos com esse produto. Desta forma aumentamos os preços dos produtos e colocamos alguns itens na promoção ou damos um maior prazo para pagamentos. Sabemos que perder margem de lucro e ruim, mas também não podemos se dar ao luxo de perder clientes, desta forma poderemos concorrer de forma igual com nossos concorrentes e chamar a atenção da clientela.

3.7 Formas e Prazos de Pagamento com Fornecedores

Na maioria das compras com nosso fornecedores optamos sempre por efetuar pagamentos através de boletos bancários ou no cheque pré-datado, pois esta uma forma mais segura tanto a empresa como seus fornecedores , como as mercadorias vem de outra cidade evita dos motoristas pegar valores em espécie e sofrer possíveis assaltos.

Outro fator importante também e fazer pesquisas entre fornecedores, para encontrar melhores preços e prazos para pagamentos mais longos e marcas mais procuradas por clientes.

3.8 Concorrência e Estratégia

São 10 empresas que trabalha no mesmo ramo de materiais de construção em Cujubim-RO. Que são: CUJUBIM MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO, RENASCER MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO, SOUZA LUZ MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO, VITÓRIA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO, CONSTRUART MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO, DEPOSITO BARROS, GANSO MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO, KI-BARATO MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO E SOBRAL MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO e a nossa VIEIRA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO. Uma das estratégias mais utilizadas por nossos concorrentes para chamar a clientela e colocar alguns itens na promoção, fazendo com que desta forma os clientes são atraídos pela promoção e acabam levando outros produtos que não estejam na promoção.

4. SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS

4.1 Ferramentas Estatísticas para Análise de Dados

Desenvolve ferramentas muito simples mas muito eficazes. Muitas dessas ferramentas são de natureza estatística como no caso de nossa empresa que utiliza uma planilha do excel que controla as vendas diárias como forma de controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com