TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ferramentas ORM E Banco De Dados

Casos: Ferramentas ORM E Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Banco de dados 4

2.1.1 Propriedades ACID de uma transação 4

2.2 Sistema operacional 5

2.3 Estrutura de dados 6

2.3.1 Fila - FIFO - First in First Out 6

2.3.2 Pilha - (LIFO – Last In First Out) 6

2.3.3 Alocação duplamente encadeada e alocação simplesmente encadeada 6

2.3.3.1 Exemplos de Listas 7

2.3.3.1.1 Alocação simplesmente encadeada 7

2.3.3.1.2 Alocação duplamente encadeada 7

2.4 Diagrama de classe 8

2.5 Diagrama de caso de uso 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

A atividade desenvolvida nesta dissertação relata os assuntos desenvolvidos durante o semestre, visando ampliar os conhecimentos nos mesmos e possibilitar a aplicação das técnicas no cotidiano de trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

Para que os sistemas desenvolvidos possam ter uma boa base de tecnologia, alguns conceitos são aplicados, conceitos estes que auxiliam os desenvolvedores e analistas. Neste contexto, veremos a seguir alguns dados obtidos em pesquisa sobre alguns destes conceitos.

2.1 BANCO DE DADOS

Sob o contexto de banco de dados, temos as propriedades ACID de uma transação. Iremos tratar deste assunto e definir os seus conceitos.

2.1.1 Propriedades ACID de uma transação

Nishimura afirma que todo sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) aplica em seu funcionamento o conceito denominado ACID, que representa a inicial de quatro propriedades fundamentais.

• Atomicidade

• Consistência

• Isolamento

• Durabilidade

Um SGBD não pode aplicar apenas algumas destas propriedades; todas elas devem ser cumpridas, senão não podemos considerar um SGBD de verdade.

Abaixo temos o conceito destas propriedades definido por Renan:

Atomicidade

A propriedade de atomicidade garante que as transações sejam atômicas (indivisíveis). A transação será executada totalmente ou não será executada.

Consistência

A propriedade de consistência garante que o banco de dados passará de uma forma consistente para outra forma consistente ao final da transação.

Isolamento

A propriedade de isolamento garante que a transação não será interferida por nenhuma outra transação concorrente. Ela é também conhecida como Integridade.

Durabilidade

A propriedade de durabilidade garante que o que foi salvo, não será mais perdido. Para descartar o que foi salvo, outra transação precisará efetuar tal procedimento.

2.2 SISTEMA OPERACIONAL

A partir do cenário de um sistema para uma locadora de livros, podemos definir um sistema operacional onde o sistema pode ser desenvolvido.

É necessário para poder definir um sistema operacional, é preciso antes definir qual a linguagem de programação será utilizada. Assim, podem-se obter diferentes respostas.

Utilizando um cenário onde a linguagem de programação escolhida seja o C#, é possível desenvolver o sistema apenas para Microsoft Windows, já que a plataforma Microsoft.Net somente é suportado neste sistema operacional.

É possível ainda, em outro cenário, utilizar a linguagem Java, a qual possibilita o desenvolvimento do sistema para diversos sistemas operacionais, como Linux, Microsoft Windows, Android, IOS, entre outros.

Concluímos, portanto, que o sistema pode ser desenvolvido para os mais diversos sistemas operacionais, bastando para isso optar por uma linguagem de programação “universal” em que a mesma seja suportada pelo sistema operacional escolhido.

2.3 ESTRUTURA DE DADOS

2.3.1 Fila - FIFO - First in First Out

O primeiro elemento a ser inserido é o primeiro a ser retirado. Há uma célula cabeça para facilitar a implementação das operações Enfileira e Desenfileira quando a fila está vazia. Quando a fila está vazia, os apontadores Frente e Trás apontam para a célula cabeça. Para enfileirar um novo item, basta criar uma célula nova, ligá-la após a célula que contém xn e colocar nela o novo item. Para desenfileirar o item x1, basta desligar a célula cabeça da lista e a célula que contém x1 passa a ser a célula cabeça. A fila é implementada por meio de células. Cada célula contém um item da fila e um apontador para outra célula.

A estrutura TFila contém um apontador para a frente da fila (célula cabeça) e um apontador para a parte de trás da fila.

2.3.2 Pilha - (LIFO – Last In First Out)

O último elemento a ser inserido é o primeiro a ser retirado. Os itens da pilha são armazenados em posições contíguas de memória. Como as inserções e as retiradas ocorrem no topo da pilha, um cursor chamado Topo é utilizado para controlar a posição do item no topo da pilha. Há uma célula cabeça é no topo para facilitar a implementação das operações empilha e desempilha quando a pilha está vazia. Para desempilhar o item xn basta desligar a célula cabeça da lista e a célula que contém xn passa a ser a célula cabeça. Para empilhar um novo item, basta fazer a operação contrária, criando uma nova célula cabeça e colocando o novo item na antiga.

O campo Tamanho evita a contagem do número de itens na função Tamanho. Cada célula de uma pilha contém um item da pilha e um apontador para outra célula. O registro TipoPilha contém um apontador para o topo da pilha (célula cabeça) e um apontador para o fundo da pilha.

2.3.3 Alocação duplamente encadeada e alocação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com