TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers nas grandes empresas

Resenha: Freelancers nas grandes empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Resenha  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

I Freelancers nas grandes empresas

Tendo em vista que nas organizações tradicionais as chamadas “organizações formais”, as pessoas são presas as suas rotinas diárias na qual aprendem a fazer o seu trabalho sem saber a finalidade e para quê é feita, gerando assim trabalhadores desmotivados, sendo esse fator típico de empresas fundidas nos pilares da BUROCRACIA, onde o funcionário é tratado com desprezo e seu valor como trabalhador não é levado em consideração, e sim somente o trabalho realizado. Também nesse tipo de organização é comum que os funcionários não tenham voz ativa para expor suas idéias, e tão pouco se busca novas soluções para problemas oriundos do processo de produção.

Buscando evitar esses tipos de problemas como baixo rendimento, desgastes físicos e emocionais por parte de seus contratados, as grandes empresas como IBM, FACEBOOK, GOOGLE entre outras, se abrem para o mercado pensando no melhor desempenho e na melhor qualidade de vida de seus funcionários, deixando-os que expressem suas idéias, participem dos processos de produção e apresentem soluções para um mercado aonde inovação é a palavra chave para o sucesso. Essas empresas com base na teoria comportamental vêm se tornando as grandes potências no mercado, justamente pelo seu modelo de gestão inovador e ao mesmo tempo humano respeitando sempre as necessidades de cada um, não no individualismo, mais sim no coletivo.

Com esses pensamentos de inovação grandes empresas vêm aderindo a uma nova modalidade de mão-de-obra os freelancers, ou seja, mão-de-obra temporária. Vem ganhando grande espaço no mercado de trabalho devido ao grande número de funcionários, pela estagnação e ao mesmo tempo pela procura por inovações cada vez maiores pelo mercado consumidor. A idéia de se contratar freelancers alêm de ser uma “boa saída” para profissionais recém formados que ainda não acharam seu espaço em um mercado tão competitivo, é também uma maneira que as grandes empresas vêm encontrando para diminuir os seus custos operacionais e espaços físicos, ocupados por pessoas, para que se abra espaço para estoque e armazenagem de produtos, aumentando assim a demanda do mercado.

Normalmente os profissionais que aderem a esse modelo de trabalho têm a sua carga horária mais flexível, a qual os permite um melhor engajamento e dedicação em projetos que necessitem de uma dedicação maior, visões mais abrangentes sobre o cada tipo organizacional de seus clientes,

Porém a grande dificuldade para o profissional se assumir como freelancer, vem sendo a falta de prática, tendo em vista que muitos saem de seus cursos de formação e encontram dificuldades para se inserir no mercado de trabalho e conseqüentemente optam para a busca de seus primeiros projetos. Outra questão de grande relevância é a legalização para a prática desse modelo de trabalho, devido aos altos encargos de impostos cobrados pelo governo, fazendo com que o trabalhador trabalhe de forma ilegal, diminuindo sua credibilidade junto a um mercado onde status define quem sempre é o melhor.

CARACTERISTICAS DE UM BOM FREELANCER

Sem vínculo com alguma empresa, a decisão sobre tudo o que envolver o projeto que está em mãos depende apenas das decisões do profissional. Por isso, uma das principais características de um bom freelancer é a pro atividade acentuada, ou seja, tem a necessidade de ir atrás de pessoas e projetos o tempo todo para o bom desenvolvimento da sua profissão.

O empreendedorismo é outra ferramenta essencial em sua vida profissional, pois necessita a todo o momento administrar seus recursos de trabalho, gastos e tempo para o desenvolvimento de seus projetos.

Somada a essas características, existem outras não menos importantes que seguem o mesmo sentido. O Freelancer deve ser na verdade um bom vendedor de si e seus serviços,buscando sempre a excelência no resultado de projetos executados, pois a sua propaganda fará com que mais e mais pessoas procurem por seus serviços.É importante que o profissional sinta-se sempre motivado pronto a se engajar a qualquer projeto disposto, aumentando assim conseqüentemente o seu plantel de projetos e sua propaganda sendo ainda mais reforçada. Um freelancer precisa conviver com essa falta de estabilidade, com a variedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com