TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da economia: elasticidade

Seminário: Fundamentos da economia: elasticidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Seminário  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 2

Noções básicas de economia: Elasticidade

O grau em que uma curva de procura ou o fornecimento reage a uma mudança de preço é a elasticidade da curva. Elasticidade varia entre os produtos, porque alguns produtos podem ser mais essencial para o consumidor. Produtos que são necessidades são mais insensíveis às mudanças de preços, porque os consumidores continuarão comprando esses produtos, apesar de aumentos de preços. Por outro lado, um aumento do preço de um bem ou serviço que é considerado menos de uma necessidade vai deter mais consumidores, porque o custo de oportunidade de comprar o produto vai se tornar muito alto.

Um bem ou serviço é considerado altamente elástica se uma ligeira mudança no preço leva a uma mudança brusca na quantidade demandada ou fornecido. Geralmente estes tipos de produtos estão disponíveis no mercado e uma pessoa pode não necessariamente precisa-los em sua vida diária. Por outro lado, um bem ou serviço inelástica é aquela em que muda no testemunho preço apenas mudanças modestas na quantidade demandada ou fornecida, se houver a todos. Estes produtos tendem a ser coisas que são mais de uma necessidade para o consumidor na sua vida diária.

introdução

Definições e Princípios básicos

A elasticidade-preço da demanda é a medida quantitativa do comportamento do consumidor que indica a quantidade de demanda de um produto ou serviço de acordo com o seu aumento ou diminuição do preço. A elasticidade-preço da demanda pode ser calculada a variação percentual na quantidade demandada pela variação percentual no preço.

A elasticidade-preço da oferta mede a relação entre a mudança na quantidade ofertada e uma mudança no preço.

Se a oferta é elástica, os produtores podem aumentar a produção sem um aumento no custo ou um intervalo de tempo

Se a oferta é inelástica, as empresas acham difícil mudar a produção em um determinado período de tempo.

Introdução

Como curvas de oferta e demanda de agir em conjunto para determinar o equilíbrio do mercado, e como as mudanças nessas duas curvas são refletidas nos preços e quantidades consumidas. Nem todas as curvas são as mesmas, no entanto, e o grau de inclinação ou de planeza de uma curva pode alterar significativamente o efeito de uma mudança no equilíbrio. Elasticidade refere-se à capacidade de resposta relativa de uma curva de oferta ou demanda em relação ao preço: a uma curva mais elástica, mais quantidade vai mudar com as alterações no preço. Em contraste, a uma curva mais inelástica, mais difícil será o de alterar a quantidade consumida, mesmo com grandes alterações no preço. Para a maior parte, bens com demanda elástica tendem a ser os bens que não são muito importantes para os consumidores, ou produtos para que os consumidores podem encontrar substitutos fáceis. Mercadorias com demandas inelásticas tendem a ser as necessidades, ou bens para que os consumidores não podem alterar imediatamente seus padrões de consumo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com