TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia elasticidade

Exam: Economia elasticidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Exam  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 2

6. Como planejador de trânsito, você prever quantas pessoas viajam de trens e quanto dinheiro é gerado pelas passagens de trem. De acordo com um estudo recente , a elasticidade de curto prazo por trens é de 0,62 e a de longo prazo é de 1,59. O volume atual é de 100.000 passageiros por dia. Suponha que a autoridade de trânsito decida aumentar as passagens em 10%.

a. Preveja as variações no volume de passageiros dos trens em uma semana (curto prazo) e em um período de 5 anos (longo prazo).

• Usando a fórmula da elasticidade o transporte diminuirá em 6,2% no curto prazo (uma perda de 6.200 passageiros) e 15,9% no longo prazo (uma perda de 15.900 passageiros)

b. Em um período de um mês (curto prazo), a receita total aumentará ou diminuirá? O que ocorrerá em um período de 5 anos? (Suponha um preço qualquer para as passagens, por exemplo p)

• A demanda é inelástica no curto prazo, logo as vendas totais aumentarão. A demanda é elástica no longo prazo, logo a receita total poderá cair.

7. Suponha que numa tentativa de controlar a elevação dos custos da assistência médica, o governo imponha um controle de preços sobre as consultas médicas. O máximo que um médico poderia cobrar pelas visitas é 10% abaixo do preço de equilíbrio. Suponha que a elasticidade preço da demanda seja de 0,60 e que a elasticidade preço da oferta seja de 1,5.

a. Em que percentagem a oferta de assistência média se reduzirá?

• Utilizando a fórmula de elasticidade preço da oferta, a quantidade de visitas médicas ofertadas reduziria em 15%: 1,5 = 15%/10%.

b. Em que percentagem a demanda por assistência médica aumentará?

• Utilizando a fórmula de elasticidade da demanda, a quantidade de visitas médicas demandada diminuirá em 6%: 0,60 = 6%/10%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com