TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Administração – Descrição da Organização

Tese: Fundamentos de Administração – Descrição da Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Tese  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 7

FAECE/FAFOR - UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

RECURSOS HUMANOS

CLAUDIANA FERREIRA MESQUITA SANTOS

Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM I

SINDER – SINDICATO DOS SERVIDORES DO DER

Fortaleza

2013

CLAUDIANA FERREIRA MESQUITA SANTOS

Projeto Integrado Multidisciplinar

SINDER

Fortaleza

2013

RESUMO

Este trabalho tem por função apresentar os fundamentos de uma repartição privada a qual reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista, com o intuito de representar e defender juridicamente essas pessoas. SINDER – Sindicato dos Servidores do DER. Possui sede alugada, onde funciona toda sua estrutura administrativa. Cobra taxa assistencial. É associado ao Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e a Confederação dos Servidores públicos do Brasil (CSPB). Na área de capacitação, conta com uma biblioteca, participa e realiza Seminários com regularidade, planeja e programa ações de formação sindical. Na área de comunicação, possui ainda um boletim informativo mensal e site na Internet. A área de TI da empresa é bem pequena, pois, se tratando de um sindicato com poucos membros, os diretores julgaram não haver necessidade de um grande investimento nessa área. Basicamente há um sistema de cadastro de sindicalizados, o qual é instalado em um servidor de pequeno porte e administrado por apenas um funcionário. Em sua rede intranet também há impressoras e scanners compartilhados para todos os hosts. Em seus Recursos materiais e patrimoniais foi observado que a Empresa possui poucos funcionários. No total de 7(sete). Cada um com sua função bem definida. Há um contínuo, um motorista, um recepcionista, um funcionário responsável pelos convênios, um no setor de RH, um na TI e por fim uma secretária executiva. Todos Regidos pela CLT, com salários variados. O patrimônio se restringe apenas a empresa, não havendo nenhum outro patrimônio fora.

SUMÁRIO

1.1- Fundamentos de Administração – Descrição da Organização

1.1.1- Denominação e forma de constituição...........................................................05

1.1.2- Origem da organização..................................................................................05

1.1.3.- Natureza e ramo de atuação.........................................................................05

1.1.4.- Informações sobre o porte da empresa........................................................06

1.1.5 - Principais serviços........................................................................................06

1.1.6- Número de funcionários.................................................................................06

1.1.7 - Principais insumos e patrimônios..................................................................06

1.1.8 - Principais segmentos de atuação onde se encontram o cliente-alvo...........06

1.1.9 - Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes...................07

1.1.10-Organograma.................................................................................................07

1.2- Recursos materiais e patrimoniais

1.2.1- Elementos de comunicação interna ................................................................08

1.3- Tecnologia da Informação

1.3.1- Sistema de informação e técnicas de informática utilizadas...........................08

1.4 – Conclusão........................................................................................................08

1.5 – Referências......................................................................................................08

1.1- Fundamentos de Administração – Descrição da Organização

1.1.1- Denominação e forma de constituição

SINDER – Sindicato dos Servidores do DER tem sua constituição fundamentada no Artigo 8º da Constituição e tem como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. É também dedicado aos estudos da área onde atua e realiza atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados. Sua Formação é composta por uma diretoria de associados tendo por Presidente o advogado Antonio Augusto Ferreira Gomes. Com eleições para mudança de Diretoria de quatro em quatro anos.

1.1.2- Origem da organização

A empresa SINDER – Sindicatos dos Servidores do DER Foi fundada em 1992 pelo advogado recém-formado Antonio Augusto Ferreira Gomes. Funcionário público que, desde muito cedo mostrou aptidão e interesse pelas causas trabalhistas de sua repartição. Hoje, são nove os diretores efetivos que administram o Sindicato, juntamente com oito diretores suplentes. Ao longo de duas décadas de defesa de interesse dos servidores do DER, o Sinder vem acumulando bandeiras de lutas e conquistas, sempre orientado por uma categoria aguerrida e pronta para lutar por seus direitos. O Sindicato chega à maioridade consciente de que muito já foi feito, mas um longo caminho rumo à autonomia da Administração e à valorização da classe fazendária ainda precisa ser traçado.

1.1.3.- Natureza e ramo de atuação

Cresceu também a imagem do Sinder nos meios sindical e social. O Sindicato nasceu da coragem e do pioneirismo de um grupo de companheiros sindicalistas que decidiu se reunir com o objetivo de fundar uma entidade que representasse e lutasse pelo direitos de sua classe. Era preciso retomar as lutas de uma categoria valorosa e pujante, ávida por aglutinação. Era uma época em que começavam a soprar os ventos da democracia em nosso país. O seu objetivo principal é a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. Para tanto atua na esfera jurídica representativa.

1.1.4.- Informações sobre o porte da empresa

O Sinder é uma empresa de pequeno porte onde conta com 1500 associados. Sua sede é alugada, o seu quadro de funcionários é constituído por um grupo de 7(sete) funcionários. Sua área de TI é pequena, pois não há necessidade de um investimento maior nessa área. Sua sede é única, sem filiais.

1.1.5- Principais serviços

O principal oferecido pelo sindicato é a representação jurídica em questões trabalhistas, mas também oferece outros serviços como: empréstimos descontado em folha de pagamento; plano de saúde e plano odontológico descontado também em folha de pagamento; convênio com farmácias e livrarias com facilidade de parcelamento; disponibiliza de um clube para os associados onde podem passar fins de semana com seus familiares.

1.1.6- Número de funcionários

Possui poucos funcionários. No total de 7(sete). Cada um com sua função bem definida. Há um contínuo, um motorista, um recepcionista, um funcionário responsável pelos convênios, um no setor de RH, um na TI e por fim uma secretária executiva. Todos Regidos pela CLT, com salários variados.

1.1.7 - Principais insumos e patrimônios

Sua principal fonte de renda vem da contribuição dos seus associados que repassa cerca de 1% de seus salários. Também recebe ajuda financeira das confederações ao sindicato associadas.

1.1.8 - Principais segmentos de atuação e onde se encontram o cliente-alvo

O principal segmento da empresa está na esfera advocatícia. A empresa tem uma bancada de advogados-associados que defendem seus sócios nas questões trabalhistas. O cliente-alvo da empresa está exatamente na necessidade dos servidores de terem suas representatividades no Poder Judiciário.

1.1.9 - Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um

Como se trata de um Sindicato, a concorrência não é muito grande pois é uma organização criada pela união dos próprios associados. E cada sindicato tem o seu segmento específico.

1.1.10 - Organograma da empresa

Sua Diretoria é formada basicamente pelo Presidente, Secretário Geral e Tesoureiro, ficando também em sua formação diretores adjuntos e suplentes, conforme organograma abaixo.

1.2- Recursos materiais e patrimoniais

1.2.1 - Recursos Materiais

A empresa utiliza como matéria prima basicamente produtos necessários para a administração de um escritório convencional, assim são utilizados tais produtos como: Papel, caneta, etc. Como se trata, também, de um convênio com outras entidades, percebe-se também a utilização de recibos, contratos e malotes. Na administração são utilizados equipamentos de comunicação bem como os móveis de escritórios. Um programa ERP instalado em um servidor é considerado pela empresa como um bem patrimonial intangível.

1.2.2 - Recursos Patrimoniais

O patrimônio da empresa pode ser resumido em sua sede, transporte de comunicação, equipamentos de informática e mobiliário de escritório já que não conta com imóveis em seu patrimônio.

1.2.3 - Compras

A matéria prima adquirida para a manutenção diária do escritório é feita por meio de licitação à diretoria e depois de finalizada a licitação todo o material é repassado para a empresa e gerado boleto bancário para pagamento. Quanto o material usado para a comunicação aos associados, essa é feita em gráficas específicas nas quais a repartição mantém em sociedade com outras entidades.

1.3- Tecnologia da Informação

1.3.1- Sistema de informação e técnicas de informática utilizadas

A empresa utiliza em sua área de TI basicamente um sistema de cadastro, onde há todos os dados de seus associados. Esse sistema de cadastro está instalado em um servidor de pequeno porte e distribuído na rede da repartição para os funcionários, os quais tem acesso mediante login e senha. A empresa utiliza também editores de textos e planilhas eletrônicas do Pacote Office pelas quais são criados documentos que servem de comunicação para todos.

2.1 Comunicação Empresarial

2.1.2 Programa de Comunicação Institucional

O Sinder possui um programa de comunicação que atende ao público interno e externo com os seguintes lemas:

• Construir e manter um relacionamento pró-ativo, transparente, ético, de credibilidade e de parcerias com todos os associados.

• Padronizar os instrumentos institucionais de comunicação.

• Integrar as ações de comunicação social com o sistema central do Governo Estadual.

• Manter sistema permanente de avaliação da imagem da empresa, das ações empreendidas por ela e da satisfação dos Servidores com os serviços que lhes são prestados.

• Fortalecer e consolidar a imagem de repartição.

• Divulgar todas as ações, obras e serviços para os servidores beneficiados.

• Atuar em parceria com órgãos e entidades públicas e privadas.

1.2.1- Elementos de comunicação

A comunicação entre a empresa e seus associados é ampla e formal. Todas as suas tomadas de decisões sempre são registradas em livro de Ata. Com pelo menos uma Assembleia Geral realizada por ano. Há também os informativos enviados por e-mails, folders e mala-direta. A empresa conta também com um site e perfis nas redes sociais, também utilizados como meio de comunicação.

Para a integração dos funcionários, departamentos e áreas, observamos que no setor administrativo a empresa trabalha com o modelo de Openoffice.

O Escritório foi planejado de tal forma que a Diretoria permanece junto dos demais operadores.

O Departamento financeiro e a Diretoria ficam em ambientes separados dos demais.

A comunicação empresarial não é planejada de forma estratégica, nem coordenada por um departamento específico. É realizada individualmente por cada área da empresa para atender as necessidades pontuais, porém, segue os fluxos determinados para tal:

• Ascendente;

• Descendente;

• Horizontal.

Na comunicação interna e externa o principal canal de comunicação é o e-mail, utilizado excessivamente na comunicação interpessoal e interfuncional. Entende-se como uma forma de registrar qualquer conversação, solicitação ou ação entre as pessoas, setores e departamentos.

1.2.2 - Comunicação Interna

Uma vez que a cultura organizacional é semiaberta, neste âmbito o departamento de pessoal interage diretamente, repassando as informações deliberadas pela área estratégica aos funcionários, utilizando os seguintes recursos:

• Quadro de aviso;

• Telefones (ramais).

1.2.3 - Comunicação Externa

As ferramentas utilizadas nessa forma de comunicação são:

E-mails;

Telefone;

Mala-direta;

...

Baixar como  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »