TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Economia

Seminário: Fundamentos de Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Seminário  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Fundamentos de Economia

Aluno:_________________________________________Matricula:________________________

Professor:______________________________________

1) A partir do problema da escassez, desenvolva uma definição de “economia” e dê um exemplo de cada um dos “Problemas Econômicos Fundamentais”?

Ciência social que estuda como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilização alternativa na produção de bens e serviços. Afim de satisfazer necessidades humanas ilimitadas.

O que e quando produzir: Quais produtos deverão ser produzidos e em que quantidade deverão ser.

Como produzir: A escolha tenderá a recair sobre os métodos mais eficientes, prevalecendo o que tiver o menor custo de produção e aquele que atenda mais eficazmente às demandas ambientais.

Para quem Produzir: Os produtos serão consumidos por quem tenha renda para participar do mercado de bens. Através da renda de cada um, será atribuída sua capacidade de participar dos resultados da produção.

2) Assinale quais dos exemplos abaixo indicam o custo de oportunidade da educação universitária paga pelo próprio estudante:

a) a taxa de matrícula e as mensalidades;

b) a renda que ele ganharia caso estivesse trabalhando e não estudando;

c) as despesas com livros e material didático;

d) os juros pagos pelo empréstimo realizado para financiar os estudos;

e) outros cursos ao invés do curso escolhido.

3) Como os conceitos de “Custo de Oportunidade” e de “Curva de Possibilidades de Produção” (CPP) podem ser explicados a partir da necessidade de se escolher entre o emprego de diferentes fatores/recursos?

Lista de oportunidade e oportunidade abandonada, alternativa que não foi escolhida. O que se deixou de ganhar ou de gastar.

Curva de possibilidade de produção: alimentos em geral (Explicito).

4) Caso X e Y sejam dois bens complementares entre si, qual o efeito provocado na demanda de Y quando o preço de X diminui, mantendo–se tudo o mais constante?

A curva de possibilidade de produção dos bens X e Y mostra a quantidade máxima de X que deve ser produzida para um dado nível de produção de Y. utilizando-se plenamente os recursos existentes. E possível contudo produzir qualquer quantidade de X inferior ao máximo dada a curva de possibilidade da produção.

4.1) Mas, se X e Y forem bens substitutos, qual o efeito provocado na demanda de X quando o preço de Y diminui, mantendo–se tudo o mais constante?

O aumento do preço do bem substituta descera a curva de demanda para o direito, ou seja para determinado nível do preço X as quantidades demandada do bem sera maiores quando o preço do bem substituto aumentar. Essa alteração concentraliza produtos resultante de aumento produtivo.

4.2) Sendo Z um bem inferior, qual o efeito provocado no seu consumo quando a renda disponível dos consumidores aumenta, dado que houve uma queda no preço de X, que é um bem normal?

O ponto 2 ultrapassa a capacidade de produção possível, pois a economia dispõe de recursos insuficiente para obter essa quantidade de bens.

5) Entre os principais autores do Pensamento Econômico estão Adam Smith, David Ricardo, Karl Marx, Alfred Marshall e J. M. Keynes. A partir do que foi apresentado em nosso curso, a presente a principal contribuição de cada um destes autores?

Adam Smith: Contribuiu grandemente para formação do sistema capitalista hoje espalhado pelo mundo, suas teorias e fundamentos são de grande importância para entendermos o sistema atual. A Riqueza das Nações 1776.

David Ricardo: Principios de Economia Politica e Tributação 1817.

Karl Marx: Sistema de economia Planificada ou sistema centralizado.

Alfred Marshall: Autor chamado Neoclassico 1907.

J.M. Keynes: Sistema de economia mista 1936.

6)Explique o que é um “sistema de Economia Mista” e como este se diferencia do Sistema Liberal e do Sistema Planificado?

É um sistema Económico no qual participam tanto o setor privado como o setor público.

Diferencia porque é uma forma de economia que combina dois ou mais modelos econômicos distintos.

7) Descreva as duas grandes áreas de estudo da Economia: MICROECONOMIA e MACROECONOMIA; destacando o objeto de estudo de cada uma.

Microeconomia: Desenvolver a capacidade de analisar os resultados das interações entre agentes que agem estrategicamente, sejam os tomadores de decisão básicos do sistema econômico – empresas, Familias e indivíduos em setores específicos da economia – seja de atores que atuam na esfera politica, judicial etc.

Macroeconomia: São os grandes agregados estatísticos, renda nacional, nível de emprego,nível de preços, consumo, poupança, investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com