TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções Disciplina: matemática

Seminário: Funções Disciplina: matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Seminário  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

1. Identificação:

Nível de Ensino: ( ) Ensino Fundamental II - __º ano

(x) Ensino Médio - 1º ano

Tema: Funções Disciplina: Matemática

2. Justificativa

A escolha do tema central funções afim e se deu devido à grande importância desse assunto dentro do contexto matemático e que possui uma grande variedade de aplicações a outras áreas do conhecimento humano. Interpretação de tabelas e gráficos que são amplamente utilizados nos meios de comunicação gerando informação que deve ser trabalhada para se transformar em conhecimento.

3. Objetivo Geral

Entender a relação entre grandezas por meio de expressões algébricas, tabelas e gráficos, utilizando-se de ambientes computacionais e algumas de suas ferramentas, proporcionando ao aluno uma visão mais ampla do tema funções, de forma contextualizada e também a sua relação com outras áreas do conhecimento proporcionando ao aluno uma apresentação diferenciada das possibilidades de utilização dos recursos computacionais.

Objetivos Específicos

- Entender as relações entre as diversas grandezas que nos são apresentadas no dia a dia;

- Construir e analisar graficamente as funções afins com auxilio de softwares livres. -Compreender o que é função, identificar suas variáveis e sua lei de formação e escrever a lei de formação a partir da tabela de uma função;

4. Conteúdo

- Função afim: conceito, lei de formação, gráfico e aplicações.

5. Recursos

- Bicicleta, computadores com processador de gráficos, como Excel, papel quadriculada e calculadora.

6. Tempo estimado

- O tempo para a integralização do projeto deverá ser de três semanas, podendo ser estendido há no máximo cinco semanas.

7. Desenvolvimento das etapas

1ª etapa

- Apresentação de problemas que envolvam leitura e representação de gráficos no plano cartesiano, equações de 1º grau e potenciação para sondar de quais conhecimentos a turma dispõe.

- Coleta de dados a respeito de um tema, como o índice de poluição do município em que moram no decorrer do ano e representá-lo no sistema cartesiano.

- Apresentação dos resultados para questões como "o dobro de um número mais 14 é igual a 50. Qual é o número?" e desenvolver atividades sobre as propriedades das potências.

2ª etapa

Apresentação de problemas como “quanto obteremos se multiplicarmos um número por cinco e subtrairmos 12 se esse número for um, -2 e 1/3, por exemplo”? E se for x? Atentar para a importância de propor questões que representem funções afins, (y = ax + b, sendo a diferente de zero). Questionar os estudantes sobre como a escolha de um valor para x influencia as respostas.

- Sistematizar as idéias para apresentar o conceito de função afim.

3ª etapa

Representação no plano cartesiano de situações trabalhadas na etapa anterior, atribuindo valores para x.

Socialização dos resultados com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com