TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO abordagem clássica

Tese: GESTÃO abordagem clássica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  Tese  •  2.442 Palavras (10 Páginas)  •  2.238 Visualizações

Página 1 de 10

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

A Abordagem Clássica nasce junto com o século XX, com os estudos pioneiros de dois engenheiros, que embora em países separados e com propostas diferentes, convergiam para uma visão que se complementavam.

É composta por duas teorias ou escolas, a saber:

1. Escola da Administração Científica: aconteceu nos Estados Unidos, tendo como principal personalidade Frederick Winslow TAYLOR e que deu ênfase para as tarefas organizacionais.

2. Teoria Clássica da Administração, teve em Henri FAYOL o seu maior nome. Aconteceu na França, dando ênfase para a estrutura organizacional.

Essa abordagem é decorrência direta da Revolução Industrial, pelo crescente aumento do número de indústrias bem como o acirramento da concorrência

Então, as origens da abordagem clássica se devem a dois aspectos históricos:

• o crescimento acelerado e desordenado das empresas

• a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações

Embora aparecendo em locais diferentes, essas duas propostas da Abordagem Clássica aconteceram na mesma época histórica (inicio do século XX) e tiveram muitos pontos em comum, de modo que são consideradas em conjunto numa única proposta que leva o nome de Abordagem Clássica.

Algumas dessas concordâncias são:

• Foram conduzidas por engenheiros diretamente ligados a indústrias;

• Consideravam princípios prescritivos e normativos, tais como: divisão do trabalho, especialização, unidade de comando, amplitude de controle;

• Preocupação com a organização formal;

• Visão da organização como um sistema fechado;

• Aceitação do conceito do homo economicus;

• Busca da máxia eficiência.

A Administração Científica: arrumando o chão da fábrica

Esta abordagem surge em 1903, nos Estados Unidos da América do Norte. Enfocou a variável TAREFAS e teve como seu principal representante, Frederick Winslow TAYLOR.

Considerada como a primeira teoria no campo da administração, começou com F.W.TAYLOR e contou com a colaboração de outros estudiosos e seguidores que acrescentaram conceitos interessantes à abordagem.

O desenvolvimento dessa escola pode ser representado pela própria trajetória de vida de seu principal autor, TAYLOR, que começou como operário e supervisor em uma grande indústria e, tendo estudado engenharia atingiu altos cargos de direção em sua vida.

Sua teoria, conforme apresenta CHIAVENATO (2003) é dividida em dois períodos:

Primeiro Período

Chamado de período da ORT - Organização Racional do Trabalho, concentrou-se em estudar como era realizada a execução das tarefas pelos operários. O objetivo era aumentar a eficiência da empresa, melhorando significativamente o desempenho dos funcionários. Coincide com a publicação de seu livro Shop Management , em 1903, sobre a racionalização do trabalho de operários com base no estudo de tempos e movimentos. Todos os conceitos foram desenvolvidos a partir do contato com os operários (chão de fábrica), tentando entender e melhorar as condições realização do seu trabalho. Esse período incluiu os seguintes aspectos:

• Análise do trabalho e do estudo de tempos e movimentos

• Estudo da fadiga humana

• Divisão do trabalho e especialização do operário

• Desenho de cargos e tarefas

• Incentivos salariais e prêmios de produção

• Conceito de homo economicus

• Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto e outras

• Padronização e métodos e de máquinas

• Supervisão funcional.

Um visão resumida do primeiro período de TAYLOR:

Outro aspecto fundamental da Administração Científica foi a super-especialização do operário, por meio da divisão das tarefas.

A simplificação do desenho dos cargos buscava as seguintes vantagens:

Outra grande preocupação era com relação ao ambiente de trabalho, que para TAYLOR, envolvia os seguintes aspectos:

A figura a seguir mostra, na concepção de TAYLOR, como os funcionários deveriam se relacionar com o nível superior, de supervisão (supervisão funcional):

Nessa visão, um operário (A, B, C ou D, na figura) teria três chefes a quem se reportar, no trabalho

Segundo período

Denominado de Administração científica, esse período é marcado pela publicação de seu segundo livro The principles of scientific management (1911), no qual TAYLOR incorpora conhecimentos de administração geral e leva esses princípios para o nível gerencial para que possam ser aplicados em toda a organização.

A Administração Científica contou também com outros nomes, tais como Frank B. GILBRETH, que juntamente com sua mulher LÍLIAN GILBRETH introduziram os estudos sobre tempos e movimentos, por meio dos movimentos elementares (Therbligs); Harrington EMERSON, que contribuiu com alguns princípios de rendimento; Henri FORD, o genial aplicador de métodos e processos que revolucionaram a linha de montagem industrial, além de GANTT, BARTH e outros.

Os movimentos elementares (Therbligs) dos Gilbreth:

Os princípios de FORD

A Administração Científica promoveu um grande salto na produtividade das indústrias, mas como teoria revelou alguns pontos falhos, devidamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com