TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Onhecimento

Projeto de pesquisa: Gestao De Onhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.950 Palavras (16 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

O atual ambiente competitivo tem motivado as organizações a buscarem diferenciais para obter vantagens competitivas. Este é um dos motivos pelos quais a Gestão do Conhecimento vem ganhando espaço como estratégia fundamental para a alavancagem das organizações rumo ao sucesso. Este artigo pretende evidenciar que as organizações perceberam a importância do conhecimento tácito dos seus colaboradores, deixando de considerá-los apenas como recursos humanos e passando a visualizá-los como capital humano. Neste contexto é que a Gestão do Conhecimento desponta como a solução para disseminação de todo este conhecimento. Esse trabalho irá falar de vários tópicos que todos estão relacionados em um único fator Gestão do Conhecimento dentro de uma organização, hoje em dia é a ferramenta que o ser humano usa em pratica para por seu conhecimento atualizado no decorrer dos anos. O conhecimento vem crescendo a cada dia mais no mundo e com isso as pessoas, as empresas atualizam seus conhecimentos em comunicação. O novo conhecimento é bem diferente do que tínhamos na década da época industrial, por esse motivo é bom conhecer as empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo de informação.

As organizações estão buscando informações para adquirir inovações e fazer com que a competitividade do conhecimento vire uma mistura de experiência, informação, valor, intuição e assim habilitamos avaliar o processo de informações e experiências na mente do ser humano. Afinal a Gestão do Conhecimento é aproveitar o máximo de habilidades, compartilhar seus conhecimentos, é o que manifesta a capacidade de analise de decisão e conhecimento levando em consideração a empresa tem vocação para a criação de desenvolvimento de novos produtos, tem estrutura para desenvolver inovação tecnológica.

DESENVOLVIMENTO

1. CONCEITOS

Atualmente a Gestão do Conhecimento está cada vez mais difundida e, facilmente podemos encontrar práticas em todas as empresas e até mesmo no seu ambiente pessoal, tudo isso em função do avanço da tecnologia da informação. Cada vez mais, a Gestão do Conhecimento é uma realidade no mundo dos negócios, pois o conhecimento numa empresa não a torna mais competitiva, e sim o seu gerenciamento que faz a diferença. A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, que a médio e longo prazo colherá frutos. A agilidade e rapidez passam a ser característica das empresas que adotam o Knowledge Management. Constatado que a principal fonte de conhecimento já se encontra na própria empresa, faz-se necessário o seu gerenciamento. Não menosprezando esta fonte, existem outras fontes complementares, que devem ser reconhecidas, como por exemplo: fornecedores, Internet, consultorias, relatórios financeiros de concorrentes e universidades. Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados.

O segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo. Trata-se de uma mudança de comportamento para se agregar valores, o segredo está nas pessoas, nada mais é que criação de valor. A Gestão do conhecimento vem de encontro com o capital intelectual e a Tecnologia da Informação; sendo que precisamos reorganizar esses valores, que muitas vezes se encontram dispersos. Algumas questões surgem nesse processo de criação da Gestão do Conhecimento e inovação nas organizações atuais. Destacamos algumas delas e suas respostas obtidas pelo grupo de estudo.

Nonaka e Takeuchi (1997), os pioneiros do estudo da Gestão doConhecimento, criam uma “Teoria da Criação do Conhecimento ”Organizacional”, observam que o processo de construção do

“conhecimento, ao contrário da informação, diz respeito a crenças e compromissos” e está essencialmente relacionado à ação, à atitude e a uma intenção específica. É “um processo humano dinâmico de justificar a crença pessoal com relação ‘a verdade’ ” (NONAKA e TAKEUCHI,1997, p.63).

Autor MELLO BURLTON (2000) definem Gestão Conhecimento com os seguintes fatores: Dado, Informação, Conhecimento, Sabedoria.

Dado – fator estruturado, por valores e medidas parâmetros que são sem um contexto.

Informação – é uma referência dado e contexto que o valor para um bom negocio é relacionado a uma terceira pessoa.

Conhecimento – usa a sabedoria das pessoas, com informações, dados, para um possível julgamento e tomada decisão seja no trabalho, pessoal, etc.

Sabedoria – é conhecimento, confiança naquilo que você faz ou aposta em uma terceira pessoa, é uma decisão obtida por meio da experiência.

Autor DAVENPORT E PRUSAK (1998) Apud VALENTIM (2003) definem Gestão Conhecimento como uma informação valiosa na mente do ser humano, que tem reflexão diante do contexto e da estruturação, captura transferências em equipamento, maquinas, que frequentemente é chamado tácito.

Responder as Perguntas

1. Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

É bem diferente do que tínhamos na época Industrial, por isso devemos no novo conhecimento é conhecer a nova era nas empresas no qual a mão de obra vem perdendo espaço no novo mundo na Informação. Com isso devemos comparar as 50 maiores empresas de 2013 com as de 1950 e veremos que houve uma mudança radical.

As empresas visam à produtividade no conhecimento já que é o mais preocupa os gestores hoje em dia. Favorecendo a criação de conhecimento novo na empresa é necessário que a empresa passe por mudanças contínuas e crescentes transformações sociais, econômicas e culturais. Essas mudanças nos dias de hoje, decorrem do conhecimento e compartilhamento entre todos os pontos de vista do mundo, gerando assim, um efetivo bem empresarial que relaciona o fator de produção e geração de riqueza. Hoje, contudo, podemos observar o surgimento de novo modelo de criação para as empresas: as organizações produtoras de conhecimento, realizando bens intangíveis, tais como, software, patentes, consultorias e outros. Essa produção intelectual está diretamente correlacionada à formação educacional de seus membros, através de métodos e sistemas de ensino que permitam o acesso aos centros de excelência em pesquisa e treinamento profissional e é este o emblema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com