TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Jurídica

Por:   •  8/10/2019  •  Resenha  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Tiago Guimarães da Silva RA: 1930095

1 Economia e Mercado

Atualmente é muito importante que o empresário moderno esteja por dentro dos acontecimentos voltados à Economia da qual seu negócio atua e compreender a forma correta de empregar seus recursos.

”Economia é o estudo das escolhas feitas pelas pessoas diante da situação de escassez” (MENDES, 2004).

Para se manter no mercado, o supermercado deve atender a diversas normas a respeito do armazenamento de produtos alimentícios. É a forma de manter o controle e segurança a população e instruir os comerciantes a manter um padrão de qualidade no que está sendo ofertado.

Os responsáveis por estabelecimentos de armazenamento e venda de carnes e derivados devem ter o alvará sanitário e obedecer aos requisitos da legislação. Pela norma, a comercialização de carnes e vísceras resfriadas fracionadas, porcionadas e moídas, é atividade privativa de minimercados, supermercados, hipermercados, açougues, entrepostos e indústria de carnes ou matadouros.    

A norma considera ainda que antes desses procedimentos os alimentos sejam inspecionados na origem, atendo às legislações de rotulagem, sob orientação de profissional técnico. Entre outros quesitos, estabelece-se padrões de temperatura ideal, procedimentos para higienização das instalações, exames aos quais os manipuladores devem ser submetidos e medidas para o controle de vetores e pragas. (Fonte: https://saude.rs.gov.br/definidas-normas-de-fiscalizacao-em-estabelecimentos-de-varejo)

O supermercado encontra-se em um ambiente de concorrência perfeita.

Interferências em políticas econômicas por parte do governo, como redução de juros e impostos, condições climáticas (nos referindo a produtos alimentícios que dependem do clima favorável para se obtê-los), são esses os fatores que deslocam a curva da demanda.

Grandes redes de supermercados tendem a comprar mais, e conseguir descontos consideráveis com grandes quantidades de produtos e consequentemente ofertando produtos com preços mais chamativos ao consumidor, portanto um supermercado de médio porte tem dificuldade em concorrer de forma direta.    

  1. Abordagem Microeconômica

A microeconomia ocupa-se da análise das ações dos componentes econômicos a começar da produção ao consumo atinando seu equilíbrio, que através da concentração da empresa e consumidores, além de seu comportamento a influência sob formação de preço baseado na oferta e demanda (BOECHAT; MONTEIRO; SILVA, 2014)

  1. Demanda

“Quantidade demandada é a quantidade de produtos que compradores desejam e podem adquirir a diversos níveis de preço (ótica dos consumidores)” (LAGE, 2012)

  1. Oferta

“Oferta, é a quantidade de produtos que vendedores desejam e podem produzir para vender a diversos níveis de preço. (Ótica empresarial)” (LAGE,  2012).

A oferta de produtos de origem não-industrializada (frutas, legumes, etc) levando em conta um comprador direto (consumidor) e um intermediário (supermercado), o supermercado não leva vantagem com barganha, a não ser que tenha porte para comprar em grandes quantidades. Para produtos industrializados, existe a forma de comprar de forma intermediaria, com desconto para varejistas e mesmo desta forma, ainda sofre com interferências no preço causados naturalmente por condições que não podem ser controladas. Sendo assim essas interferências atingem de forma geral do menor ao maior em proporção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com