TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas e Mudança Organizacional

Seminário: Gestão de Pessoas e Mudança Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Seminário  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 8

ATPS Gestão de pessoas

Gestão de Pessoas e mudanças organizacionais

Gestão de pessoas é área de mais importancia dentro das organizações ,se define em cuidar do bem estar dos seus colaboradores, descobrir e reter talentos .

Na moderna gestão de pessoas as empresas estão investindo em seus colaboradores para isso as organizações precisam incluir novas pessoas com o recrutamento e seleção para atrair novos talentos e novas idéias,

Aplicando testes como avaliação de desempenho, dando orientação, e treinamentos necessários para a realização de tarefas.

Recompensas, brindes, remuneração, bonificação isso para incentivar e motivar seus colaboradores e com isso as organizações ganha em produtividade.

Qualidade de vida muitas organizações estão preocupadas com o bem estar de seus colaboradores, e muitas investem em lazer, areas de descanso massagens, etc.

Estes itens citados acima são alguns dos processos importantes para a gestão de pessoas.

Fontes: Livro: Gestão de Pessoas - Modelos Processos, Tendências e Perspectivas (Joel Souza Dutra).

Gestão de Pessoas - Estratégias e Integração Organizacional (Luís Cesar G de Araújo)

Em meios às crises e a revolução industrial os trabalhadores mesmo sofrendo vários tipos de exploração não tinham outra opção ou aceitam ser feitos de "escravos” ou então passavam fome, por isso eles se submetiam a ser manipulados, ou melhor, a serem tratados como objeto para as empresas obterem seus lucros.

No filme retratou como as empresas agiam com seus trabalhadores como, por exemplo, o tempo de almoço que para a empresa era visto como perda de tempo, que nesse período a empresa deixaria de ganhar ou de produzir, as empresas buscavam uma forma para que os empregados não parassem para almoçar, uma forma para que eles se alimentassem e trabalhassem ao mesmo, e como os direitos desses trabalhadores não eram garantidos por lei, eles trabalhavam em uma jornada absurda, se ter como exemplo hoje eles trabalhavam o dobro de dias, e como necessitavam do emprego tinha que aceitar.

O filme traz a exploração do trabalhador se esgotava para produzir a mercadoria que com seu salario ele não conseguia comprar, as empresas investiam e muito em tecnologia para não se perder tempo e nem dinheiro.

Com o grande stress sofrido pelo personagem e pela falta de benefícios ao trabalhador ele é demitido e internado em sanatório, mais quando é liberado foi obrigado a procurar novo emprego em meio a uma crise com varias empresas falindo e o país estava na miséria, no meio de um bombardeio de greves, reivindicações e ele sendo confundido com um comunista e é preso, quando sai vai à procura de novo emprego e se apaixona e vai trabalha com ela em um café e ele vê a recompensa de se trabalha com algo que criativo e sem pressões por parte das empresas.

No filme vimos o quanto o capitalismo de uma forma ou de outra nos escraviza, naquela época eles não podiam lutar pelos seus direitos, nos dias de hoje por mais que o mundo esteja desenvolvido mais não estamos livres das crises e nem dos abusos.

Atualmente a moderna gestão tem que saber atrair esses trabalhadores mais acima de tudo reter lós, o mercado de trabalho esta a procura de profissionais capacitados e com força de vontade, e as leis estão do lado do trabalhador, hoje a empresa que não valoriza seus trabalhadores acaba tendo seus prejuízos.

A moderna gestão investe em tecnologias para produzir lucros, mais também tem que ter gastos com benefícios para seus trabalhadores.

Em uma visão geral o que podemos comparar entre o filme e a real gestão de pessoas é que na época do filme por mais que os trabalhadores tinham seu potencial eles não eram vistos, pois para as empresas eram apenas números ou maquinas, que enquanto produziam podiam permanecer mais se adoecessem eram demitidas, hoje algumas empresas podem até ver os colaboradores como maquinas mais as leis estão ai para defender e exigir para que as empresas cumpram com seu dever.

As empresas que optam por essa moderna gestão se mantem firme no mercado e obtendo seus lucros.

Empresa: Atento do Brasil.

Empresa multinacional de origem Espanhola atento iniciou suas operações no Brasil em abril de 1999.

A empresa atua no ramo de B.P.O. – Business Process Outsourcing = Terceirização de Processos

Especializada na prestação de serviços de atendimento às relações entre empresas e clientes em todo o BPO, a Atento administra uma carteira com mais de 70 clientes nacionais e multinacionais dos mais diversos setores de atividades, como o financeiro, de serviços, de telecomunicação, indústrias de bens de consumo, operadoras de viagens e turismo, empresas de comunicação e entretenimento entre outros, confiam à Atento a administração de suas centrais de atendimento e operações de processos de negócios, entre eles o Contact Center.

No Brasil somos aproximadamente 85.000 colaboradores. A cada ano crescemos em média 10%.

Visão: Ser aliado e referência de nossos clientes, oferendo soluções integrais sob medida e de qualidade sustentável, proporcionando presença multinacional apoiada em uma marca de confiança, por meio de equipe de pessoas que faça da empresa o melhor lugar para se trabalhar.

Sermos a empresa mais admirada do nosso setor pelos nossos acionistas, clientes, funcionários e sociedade.

Valores: compromisso, liderança, inovação e proximidade.

Modelo de Gestão

Pessoas: Gestão de recursos humanos tem por finalidade de selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

Finanças: estudo do planejamento financeiro (orçamento), da gestão de ativos (Administração financeira) e da captação de fundos (financiamento) por empresas e instituições financeiras.

Administração e eficiência: tem a função coordenar, supervisionar e executar as atividades relativas à administração de pessoal, material e patrimônio, serviços gerais e protocolo administrativo.

TI: O termo Tecnologia da Informação serve para designar o conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação. A função desta área é cuidar de hardware seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com