TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Propriedade

Resenha: Gestão de Propriedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Resenha  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, DissertaçõesTrabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Gestão De Pessoas

Gestão De Pessoas

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Psicologia

Enviado por: Bruna 03 dezembro 2011

Palavras: 1465 | Páginas: 6

...

qualificações, as empregadas procuram fixar-se, passando a não criar atritos de modo a não propiciar possíveis desligamentos. As organizações por sua vez, se vêem diante de um recurso fácil e abundante, há excesso de pessoas que disputam empregos no mercado. Estas organizações pouco se preocupam com investimento em recrutamento, treinamento e benefícios, os critérios de seleção são mais rígidos, os salários são baixos, dando ênfase no recrutamento externo como meio de melhorar o potencial humano, substituindo funcionários por candidatos de melhor qualificação.

5- como um MT em situação de oferta influencia pessoas e organizações?

Com o excesso de vagas e oportunidades de empregos, as pessoas podem escolher e selecionar as organizações que oferecem as melhores oportunidades, maiores salários e benefícios. As organizações se vêem diante de um recurso escasso e difícil, as pessoas são insuficientes para preencher as suas posições em aberto. Essas organizações investem em recrutamento e treinamento para atrair candidatos, os critérios de seleção são mais flexíveis, salários melhores, investem em benefícios sociais e dão ênfase no recrutamento interno, como meio de fixar os funcionários atuais e dinamizar os planos de carreira. Em contra partida aumenta a rotatividade de pessoal, os funcionários se sentem donos da situação e fazem reivindicações, tornando-se indisciplinados.

6- Defina mercado de RH e suas características principais.

Refere-se ao conjunto de candidatos a emprego. O mercado de candidatos se refere ao contingente de pessoas que estão dispostas a trabalhar ou que estão trabalhando, mas dispostas a buscar um outro emprego. É constituído de pessoas que oferecem habilidades, conhecimento e destrezas, podendo ser segmentado para facilitar sua análise e interpretação. As características do MRH influenciam poderosamente as práticas de RH das organizações que compõe o mercado de trabalho, influenciam o comportamento das pessoas e, em particular, dos candidatos. O MRH é dinâmico e apresenta forte mobilidade.

7- Descreva o mercado de RH em situação de oferta e de procura.

Situação de Oferta: Abundância de candidatos.

Situação de Procura: Escassez de candidatos.

MT em oferta – Excesso de vagas e de oportunidades de emprego no mercado de trabalho; os candidatos escolhem e selecionam as organizações que oferecem as melhores oportunidades, benefícios. As pessoas se predispõem a deixar seus empregos atuais para tentar melhores oportunidades em outras organizações.

MT em procura – Escassez de vagas e de oportunidades de emprego no mercado de trabalho; os candidatos concorrem entre si para conseguir as poucas vagas que surgem apresentando propostas salariais mais baixas ou candidatando-se a cargos inferiores ás suas qualificações; as pessoas procuram fixarem-se nos atuais empregos, com medo de engrossar as filas de candidatos desempregados.

8 – Demonstre como o MT e o MRH se influenciam reciprocamente.

O mercado de Recursos Humanos pode estar total ou parcialmente contido no mercado de trabalho, acontece um intercâmbio para preenchimento das vagas, o MRH tem candidatos disponíveis enquanto o MT dispõe de vagas.

9- Defina recrutamento de pessoas. Recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no MRH para abastecer seu processo seletivo, ele comunica e divulga oportunidades de emprego e atrai candidatos para serem selecionados. O recrutamento funciona como uma ponte entre o mercado de trabalho e o mercado de RH. Recrutar pessoas passou a ser estratégico para as organizações. Atrair talento é fundamental para o sucesso organizacional seja no longo ou no curto prazo.

10- Descreva as vantagens e desvantagens do recrutamento interno e externo.

O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização (funcionários). Vantagens: 1- Melhor aproveitamento do potencial humano na organização; 2- Motivação e encorajamento ao desenvolvimento profissional dos atuais funcionários; 3- Incentiva a permanência e a fidelidade dos funcionários à organização; 4- Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental; 5- Não requer socialização organizacional de novos membros; 6- Os candidatos são bem conhecidos por este motivo existe a probabilidade de melhor seleção; 7- O custo financeiro é menor do que fazer recrutamento externo. Desvantagens 1- A entrada de novas idéias, experiências e expectativas podem ser bloqueadas; 2- Facilita o conservantismo e favorece a rotina atual; 3- Mantém quase inalterado o atual patrimônio humano da organização; 4- Ideal para empresas burocráticas e mecanísticas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com