TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de materiais e logística de negócios

Tese: Gestão de materiais e logística de negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Administração de Materiais e Logística Empresarial

2

1 INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA

Neste capítulo tratamos da origem da logística, da sua história, das operaçõeslogísticas mais importantes já executadas, do desenvolvimento pós-guerra e suaexpansão para diversas áreas industriais e de serviços. Finalizamos o capítulo com oconceito atual da logística, sua atuação nas empresas, os ramos da logística epropostas de definição do termo logística.

1.1 A logística antes de 1950

Várias são as origens da palavra

logística

. As raízes etimológicas da logística datamdo século IX a.C. da antiga Grécia. A palavra grega “lego” significa pensar e“logizmati” significa calcular, refletir, considerar. “Logos” é o substantivo parasabedoria, raciocínio e arte de calcular.Os romanos chamavam de “logistika”o funcionário que era responsável pelaadministração financeira e alimentícia do Estado. Este mesmo termo era usado naIdade Média para descrever a arte prática do cálculo matemático. A palavra “loger” do francês barroco significa hospedar-se, hospedar alguém oumorar.O imperador bizantino Leontos VI (886-911 d.C.) compôs a primeira obra literáriachamada o

sumário dos aspectos da arte de guerra

(institutos militares leonitos)aproximadamente 900 d.C., em que é mencionada a primeira definição da logística.Ele descreve que “é função da logística pagar o soldo do exército, equipá-lo eorganizá-lo adequadamente com artilharia e todas as armas necessárias, cuidar dassuas necessidades suficiente e oportunamente e preparar detalhadamente cada ato dacampanha militar. Ela deve calcular espaço e tempo, estimar corretamente o terrenoem relação ao movimento das tropas e à força de resistência do adversário, e baseadonisto, organizar e agrupar o movimento e a distribuição das próprias tropas”.Encontramos nesta definição a logística como uma função do espaço e do tempo. Até 1950 o termo logística era aplicado quase exclusivamente na área militar. Asfunções da logística eram o equipamento e o armamento do exército e o planejamentoe preparação das campanhas militares. Conhece-se o título de oficial

major général des logis

da organização militar francesa de 1638. Em seu livro

compêndio da arte deguerra,

Henri Jormini (1779-1869) caracteriza logística como forma de aquartelar-see como abastecimento das tropas. Esta obra foi traduzida para o inglês em 1862.O uso praticamente exclusivo do termo logística na área militar continuou até 1950.Em todas as operações militares a logística exerceu um papel decisivo. Praticamentetodas as batalhas na história foram decididas através da logística. Uma campanhamilitar sem o planejamento logístico adequado de todas as preparações necessáriasou sem suprimentos suficientes para as tropas significava a derrota. As duas operações logísticas mais importantes da história serão apresentadas aseguir, são a construção das pirâmides egípcias entre 4500 e 2500 a.C. e a invasãodas tropas aliadas na Normandia em 1944 durante a Segunda Guerra Mundial.

A construção das pirâmides

Na história existem também muitos exemplos da logística na área civil. De fato, o dia-dia era marcado pela logística, o abastecimento da população, as construções e outrasatividades são exemplos da presença da logística.

Administração de Materiais e Logística Empresarial

3

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com