TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização - Disciplina de Economia

Por:   •  30/1/2018  •  Ensaio  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO ECONOMIA

A globalização, na medida em que permite a livre circulação de pessoas pelo mundo, teve, e tem, grandes impactos no mercado de trabalho. Assim, estas movem-se cada vez mais fácil e eficazmente para outras partes do globo, o que faz com que tenham mais oportunidades profissionais. Esta é uma realidade do século XXI: hoje podemos trabalhar em qualquer parte do mundo.

Esta realidade é uma consequência da evolução das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Com a evolução dos transportes e com o acesso a notícias atualizadas em tempo real, é possível encarar uma candidatura a empregos internacionais e viagens para esses países como algo acessível, fácil de concretizar. Por outro lado, através de outras inovações tecnológicas como o computador e a internet, é, também, cada vez mais possível estar em “dois sítios ao mesmo tempo”, na medida em que, com uma simples videochamada através de uma plataforma como o Skype, conseguimos dirigir-nos a pessoas distantes de nós, tendo reuniões, discussões e  troca de ideias entre, por exemplo, os vários membros dos setores produtivos de uma empresa (no caso das transnacionais).

[pic 1]

Fonte: http://dicassociais.com.br/tag/reunioes-via-skype/ 

O processo de internacionalização e globalização da economia, analisando outra perspetiva, tem vindo a sofrer algumas transformações estruturais, como a maior eficácia do comércio e produção internacionais e as mudanças nos próprios sistemas de produção, a nível dos setores primário e secundário, dando origem a novas metodologias. Alguns desses métodos estratégicos de aumento do volume de produção foram a terciarização, a flexibilização, a busca por mão de obra barata e o controlo de qualidade. Contudo, estas foram medidas que colaboraram para o aumento da precarização e da exploração do trabalho e trabalhadores, dando prioridade à automação. Então, com o (cada vez mais habitual) uso de máquinas em substituição dos recursos humanos, verificam-se situações de desemprego, características da diminuição de cargos de trabalho. Analisaremos este fator no próximo capítulo “Trabalho e a 3ª Revolução Industrial”. Vemos, assim, que a globalização atinge várias questões sociais, nomeadamente aquelas relacionadas com o trabalho e o emprego, de várias formas.

Focando-nos, agora, novamente, na questão da globalização e no seu impacto no trabalho, podemos afirmar que a nível de lucro dos investidores, também a globalização contribuiu para mudanças estratégicas significativas, através de processos, mais uma vez, de terciarização. Este processo baseia-se, de uma forma simplificada, no aumento da precarização do trabalho, (característica dos empregos mais recentes, que analisaremos no capítulo “As formas de trabalho”) ou seja, numa relação em que a empresa investidora reduz os custos com o serviço realizado e a empresa terciarizada oferece uma remuneração média muito inferior aos seus funcionários, que passam a ter menor estabilidade nos seus empregos. Significa, na prática, que se uma empresa multinacional se encontrar com dificuldades num país esta migrará para outro onde não tenha tantos obstáculos, restrições. Assim, as empresas continuarão a “adotar” o modelo de terciarização, pois têm como objetivos uma economia de escala (redução do custo médio unitário relativamente ao aumento da quantidade produzida) e, consequentemente, ganhos de competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (138.5 Kb)   docx (518.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com