TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização, a teoria e a realidade

Artigo: Globalização, a teoria e a realidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Artigo  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

“Globalização, a teoria e a realidade”

A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política. A globalização se dá pelo fato de o transporte e a comunicação nos dias atuais ser muito mais acessível e barato.

Dentre as características da globalização está o neoliberalismo, podemos definir o neolibealismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia, com essa idéia, deve haver total liberdade de comércio, pois esse princípio garante o desenvolvimento social e o crescimento econômico de um país. Os críticos deste sistema afirmam que este tipo de economia só beneficia as grandes potências e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento sofrem com o desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.

Outra característica da globalização é a barreira que divide norte e sul, pois os países desenvolvidos que são as potências industriais do norte tem o “domínio” dos países do sul, que são países pobres ou em desenvolvimento. Muitas empresas muiltinacionais procuram mão de obra em países pobres pois assim pagam poucos impostos para o governo e pagam preços baixíssimos aos seus operários, desta forma seus produtos ficam mais baratos de serem produzidos e essas empresas lucram muito mais. Desta forma ocorre outra característica da globalização, a criação de blocos econômicos, a idéia é fazer com que o comércio entre os países membros do bloco aumente e gere crescimento na economia com a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias.

Essas idéias poderiam funcionar muito bem, mas a desigualdade social e a desigualgade de poder entre os países do sul e do norte faz com que elas só funcionem na teoria, na prática o que ocorre é que o rico fica cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre, pois não tem oportunidade de se ver livre desta realidade, cada vez mais o rico tem mais poder e faz com que o pobre trabalhe cada vez mais para ele, e essa idéia não se aplica somente em empresas (patrões e funcionários), se aplica também entre os países, pois os países desenvolvidos ganham cada vez mais dinheiro e poder e os pobres ou em desenvolvimento, nunca vão deixar de ser aquilo o que sempre foram. Essas idéias poderiam funcionar se fossem pagos preços justos em tudo aquilo o que se compra, desta forma aquele operário que ganha um mísero salário também poderia comprar aquele produto que ele ajudou a ser fabricado, mas a realidade é que mesmo desta forma o capitalismo é um sistema de governo falho mas aquele que funciona com maior eficiência.

A globalização traz: o neoliberalismo com a idéia de livre comércio, a divisão dos países desenvolvidos do norte, dos países emergentes do sul e a formação de blocos econômicos que faz com que o comérico entre os países membros aumente e isso gera crescimento na economia. A idéia de globalização é a “homogenização” mas isso nem sempre acontece pois essa idéia é falha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com