TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guarulhos Casas para férias

Tese: Guarulhos Casas para férias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Tese  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 9

Guarulhos

RESUMO CAPITULO 1

Ultimamente no Brasil, tem falando muito em empreendedorismo, está crescendo muito o numero de empreendedores porem essas empresas não estão durando muito tempo. O governo tem dado atenção especial para tentar diminuir a mortalidade dessas empresas. Pela maioria dos empreendedores não terem a experiência e abrir o próprio negocio por necessidade, muitos não são bem sucedidos e ai vem taxa alta de mortalidade das empresas. Uma das conseqüências imediatas foi o aumento do índice de desemprego, principalmente nas grandes cidades onde a concentração de empresas é maior. Sem alternativas, os ex-funcionários dessas empresas começaram a crias novos negócios. Mais de 55% das empresas criadas são micro empresa.

A pesquisa realizada pelo IBGE e citada no site do SEBRAE mostra que em 2001 o total de empresa em atividade no Brasil era de 4,63 milhões e por tanto um estudo mais profundo segundo a pesquisa houve um aumento de 1,6 milhões de micro/pequenas empresas. Pode-se dizer que o micro e pequenas empresas têm fundamental importância para economia do Brasil, Conforme segue os dados abaixo.

• 98% das empresas existentes no pais;

• 21% do PIB (Produto interno bruto);

• 52% de emprego com carteira assinada;

• 29,4% das empresas governamentais;

• 10,3 milhões de empreendedores informais;

• 4,1 milhões de estabelecimentos rurais familiares;

• 85% dos estabelecimentos rurais.

A respeito do empreendedorismo, tem visto que da maior parte criado no pais. Entende-se melhor como acontece o processo do empreendedor seus fatores críticos de processo e o perfil de empreendedor de sucesso, espera-se que essa estatística criada, seja gradativamente alterada, por meio de técnica e métodos comprovadamente eficientes e destinadas a auxiliar o desenvolvimento e a maturação das pequenas empresas brasileiras.

RESUMO CAPITULO 2

No século XX foram criadas a maioria das invenções que revolucionaram drasticamente o modo das pessoas viverem, essas invenções, são na maioria das vezes é fruto de algo inédito ou de uma visão diferente de usar coisas já existentes de uma maneira que ninguém havia pensado antes. Para isso é necessário pessoas ou uma equipe de pessoas com características especiais que são visionarias, pensam diferentes, questionam, arriscam, querem algo diferente, fazem acontecer empreendem. Os empreendedores são diferentes, eles buscam deixar um legado, serem reconhecidos e não apenas mais um na multidão, uma vez que isso acontece o comportamento do empreendedor deve ser estudado e entendido.

O empreendedorismo é o envolvimento de Pessoas, que transformam idéias em ações e oportunidades para que alcancem sucesso em seus negócios, já o empreendedor é o que toma a ação para tudo acontecer, o que ousa quebrar a ordem para inovar, ele é o que cria a oportunidade e a transforma em capital caracteriza-se também por ter iniciativa de criação.

Cerca de 20 anos atrás, era considerado loucura um jovem empreender, pois todos eram formados para trabalhar em grandes empresas e multinacionais, com salários bons e status, quando houve a mudança desse cenário ninguém estava preparado para isso, pois se leva tempo para adaptação a novos modos de pensar e agir.

O fato é que o empreendedorismo no Brasil começou a ser tratado com a importância necessária, seguindo o exemplo de grandes potencias mundial, onde os empreendedores são os grandes responsáveis pelo movimento da economia. Hoje existem países com varias estimulações para criarem novos empreendedores, desde a escola, até em universidades e o Brasil.

No mundo todo, o interesse pelo empreendedorismo não é apenas do governo, mas também tem atraído atenção de multinacionais, entidades e organizações como ocorre na Europa, EUA e Ásia, há uma convicção que o poder econômico dos países depende muito de seus empreendedores. A criação de empresas por si só não leva ao desenvolvimento econômico, a não ser que esses negócios estejam focando oportunidade de mercado.

No mundo todo, o interesse pelo empreendedorismo não é apenas do governo, mas também tem atraído atenção de multinacionais, entidades e organizações como ocorre na Europa, EUA e Ásia, há uma convicção que o poder econômico dos países depende muito de seus empreendedores. A criação de empresas por si só não leva ao desenvolvimento econômico, a não ser que esses negócios estejam focando oportunidade de mercado.

O estudo anual do GEM originou duas definições de empreendedorismo: a primeira seria o empreendedorismo de oportunidade, em que o empreendedor visionário sabe aonde quer chegar, cria uma empresa com planejamento prévio, tem em mente o crescimento que quer buscas para a empresa e visa a geração de lucros, empregos e riquezas.

A segunda definição seria o empreendedorismo por necessidade, em que o candidato se aventura na jornada empreendedora mais por falta de opção, por estar desempregado e não ter alternativas de trabalho.

Há 3 tipos de habilidades que o empreendedor pode possuir, a habilidade técnica que engloba saber ouvir, saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações.

A habilidade gerencial aborda o processo de criação, saber desenvolver, gerenciar, ser um bom negociador e por fim a característica pessoal trata-se de ter coragem para assumir certos riscos, inovar, mudar e persistir. O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990 quando o SEBRAE e SOFREX foram criados. Ouve também um evento pontual que depois de si dispor, mais que também contribuiu para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil.

ENTREVISTA COM O EMPREENDEDOR

1- Que fatores o influenciaram a se tornar empreendedor?

No meu caso, particularmente foi meio que a pressão de patrões, sabe? Tipo, todos os meus trabalhos anteriores eu tinha que produzir estando bem ou não. Quando você é empregado, você é meio que obrigado a trabalhar e produzir estando com a cabeça boa ou não. E como meu trabalho é criação e também lógica, eu trabalho melhor com a cabeça tranqüila. Fazendo meus horários Tendo meu próprio negócio eu consigo administrar meus horários, consigo parar tudo e estudar, esfriar a cabeça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com