TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Econômica

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

1

a. Apresente os principais recursos naturais utilizados pela população Jê na Pré-História de Santa Catarina.

Essa população vivia basicamente da caça, pesca, coleta de produtos da floresta e de cultivos agrícolas. Essas atividades exigiam frequentes migrações em busca de novos territórios. Isto fez com que esses índios não desenvolvessem objetos de cerâmica e tecelagem, que seriam produtos trabalhosos de se carregar nas migrações. Os instrumentos fabricados eram simples e leves. Para a caça, eram utilizados grandes arcos.

b. Faça uma pesquisa na internet e descubra outros grupos humanos (além dos Jê) que viviam em Santa Catarina na Pré-História, explicando quais produtos naturais suas economias exploravam. Cite suas fontes de referência.

Além dos Jê podemos citar também os grupos:

Os Xokleng caracterizados como nômades, caçadores e coletores. Em sítios arqueológicos na região onde esses povos habitavam foram encontrados muitos objetos em cerâmicas, tigelas de cerâmica com vestígios de vegetais, revelando uso doméstico e instrumentos ligados à agricultura. Antes dessas descobertas os Xokleng eram considerados um grupo de caçadores e coletores.

Os Kaingang que tinham em suas atividades a agricultura rudimentar e a caça. As atividades são divididas: os homens providenciam a caça e a pesca e os instrumentos para ganhá-las. Brocam as roças e fazem a coivara, constroem as casas, fazem a coleta dos fruto da floresta e mel que necessita mais trabalho físico. As mulheres plantam e colhem das roças, preparam os alimentos e colhem frutos acessivos no mato, inclusive as larvas. Cuidam das crianças, fabricam as cerâmicas e a cestarias, tecem redes e roupas.

2

a. Escolha uma das características do Feudalismo apontadas no texto acima e explique sua relação com o fim do império romano.

Com o desenvolvimento e o crescimento dos feudos sob responsabilidade de um Senhor Feudal, esse se viu obrigado a fragmentá-lo em subfeudos, colocando um representante de confiança que prestava contas regularmente. Com essa fragmentação o feudalismo inicia o seu declínio, impostos abusivos era cobrados dos camponeses que não tinham condições de pagar.

b. Faça uma pesquisa na internet e, a partir dela, explique qual a função econômica dos feudos, servos e senhores feudais na economia medieval.

Na economia os Feudos eram terras dadas aos Senhores Feudais por um Rei. Os Senhores Feudais tinham o direito de explorar a faixa de terra. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e tinha o direito de um pequeno pedaço do feudo para morar, eles eram responsáveis pela produção primaria do feudo onde era taxada por enormes impostos e pagavam também para utilizar os moinhos ou fornos dos Senhores Feudais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com