TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Banco

Seminário: História do Banco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Seminário  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

História do Banco

1808 O Brasil passou a ser a sede da Coroa Portuguesa. Em 12 de outubro de 1808, através de um alvará do príncipe regente D. João, foi criado o Banco do Brasil. O capital da instituição seria constituído de 1.200 ações de um conto de réis cada uma. O lançamento público destinava-se à subscrição por grandes negociantes ou pessoas abastadas.

1822 Em 7 de setembro, D. Pedro I declara a independência do Brasil. O apoio do Banco foi decisivo para que as autoridades da época custeassem escolas e hospitais e equipassem os navios que minaram as últimas resistências lusitanas e asseguraram a Independência.

1889 Com a proclamação da República, em 1889, o Banco do Brasil foi chamado a cooperar na gestão financeira do novo regime político e se destacou como agente saneador das finanças, abaladas pela crise do fim da Monarquia. Em 18 de setembro, foi autorizado por decreto o funcionamento de uma nova instituição financeira emissora, o Banco Nacional do Brasil.

1960 A sede do BB foi transferida para Brasília no dia da inauguração da nova capital, 21 de abril de 1960.

1999 Foi o primeiro banco brasileiro a oferecer acesso gratuito limitado à Internet. Foi concedido ao Banco, pela Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, o Prêmio Mauá de melhor companhia aberta de 1998.

2003 O Banco do Brasil obteve um lucro líquido de R$ 2,4 bilhões, 17,4% superior ao obtido em 2002, dando continuidade aos crescentes desempenhos dos anos passados. Foi criado o Banco Popular do Brasil, objetivando a inclusão bancária da população de menor renda.

2004 O BB atinge a marca de 20 milhões de clientes pessoa física e contabiliza lucro líquido de R$ 3,024 bilhões.

1. Decisões de Administração de Marketing com o foco o Banco do Brasil

O Banco do Brasil como qualquer instituição financeira procura aumentar sua carteira de clientes, com produtos que sejam úteis para o dia a dia das pessoas, no entanto os gerentes de Marketing sempre estão atentos às novidades de mercado o qual o produto que está na cabeça do consumidor. Além de os gerentes de Marketing o Banco deve ouvir seus clientes. Das oito tipos de demanda o Banco com seus vários produtos, sempre procura uma a demanda latente e a demanda Plena.

O Banco participa de empresas controladas e coligadas, em diversos ramos como seguros, previdência, capitalização, tecnologia e cartões de crédito, etc.

Segmento de Mercado

No segmento de comércio exterior, o Banco do Brasil encerrou o período até setembro como líder nos mercados de câmbio de exportação e de importação, com participação de 27,2% e 23,6%, respectivamente.

O Banco do Brasil é o principal apoiador do comércio exterior brasileiro. Além dos financiamentos de ACC/ACE, dispõe de outros mecanismos de crédito à exportação que garantem maior competitividade às empresas, principalmente as de pequeno porte.

2. Sistema Central de Marketing

O Banco do Brasil utiliza pesquisa de satisfação diária com os clientes, como o SAC, o número do Banco Central e até seus colaboradores, como os gerentes, caixas, que podem estar ouvindo possíveis elogios ou críticas: quanto aos custos das tarifas, e se os produtos oferecidos estão vindo de encontro as suas necessidades e o que os seus concorrentes estão oferecendo para, assim buscar um maior espaço no mercado bancário.

Canal de Distribuição

Internet – Através do site do Banco é disponibilizado aos clientes um poderoso instrumento de comunicação, com a finalidade de agilizar o atendimento e dar comodidade aos seus clientes.

Principais Concorrentes

O Banco do Brasil e seus funcionários mantêm civilidade no relacionamento com a concorrência. Obtêm informações de maneira lícita e transparente e preservam o sigilo daquelas fornecidas pelos concorrentes. Quando solicitados, dispõem informações fidedignas, por meio de fontes autorizadas.

• Banco Itaú SA

• Banco Bradesco

• Banco ABN-Amro Real

• Caixa Econômica Federal

• HSBC

Fornecedores - Captação de Recursos

Com forte experiência na administração de Fundos e Carteiras Administradas, a BB DTVM o Banco possui reconhecida capacidade para dar a melhor solução na gestão dos recursos de clientes Institucionais como, Entidades Abertas e Fechadas de Previdência Complementar, Seguradoras, Instituições Financeiras, Sociedades de Capitalização e Seguro Saúde, de acordo com elevados padrões de transparência e ética.

3. Variáveis do Ambiente de Marketing no Banco do Brasil

O ambiente do financeiro sofre algumas variações quanto a Política, Aspectos Sociais, Economia Nacional etc. No entanto ao lançar um produto o Banco deve estar atento às mudanças citadas a cima, como é importante ressaltar que se os diretores não estão atentos há essas mudanças diárias, a empresa não pode expandir.

4. Decisões estratégicas

A principal função do administrador de marketing é saber as necessidades e desejos dos consumidores, no entanto, como um Banco além de cuidar do capital de seus clientes ele deve passar, segurança, respeito, qualidade nos serviços prestados e o principal produtos que ganhe a confiança de clientes ao ponto de fidelizar os clientes e assim aumentar sua carteira de clientes, com transações de segurança via fone, internet, auto-atendimento e produtos de capitalização, etc.

A ênfase na atuação mercadológica e a busca de resultados crescentes estiveram em sintonia com o seu compromisso de ser útil à sociedade. O valor adicionado ao cliente e ao acionista ampliou-se com a execução de programas governamentais, com as iniciativas para a valorização da cultura e do desporto e com as ações sociais desenvolvidas pela Fundação Banco do Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com