TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem, Sociedade e Cultura

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  1.103 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Tucuruí, PA21/05/2018

Disciplina

Homem, sociedade e cultura – Semestre I

Aluno

Billy Michel Correa dos Praseres

Curso

ENG. CIVIL

Situação problema

Conforme Santos (2007), as empresas, na busca do lucro desejado, valorizam suas localizações de forma diferente. Não é qualquer lugar que interessa a essa ou aquela firma. Veja o motivo: com a internacionalização do capitalismo, as funções econômicas podem ser redistribuídas. Um determinado produto, quando está em fase final de produção, agregou peças, produzidos em locais que ofereceram um custo de produção inferior, já que isso conta muito para otimizar o lucro da empresa.componentes e materiais provenientes de diferentes partes do mundo. Esses componentes foram

Considerando que o preço dessa produção deva ser o mais baixo possível, há fatores que implicam a diminuição dos custos de produção, tais como as características do país que oferece a matéria-prima, a facilidade de transporte para escoar o produto, a mão de obra barata, a possibilidade de mercado consumidor próximo e também as exigências ambientais reduzidas.

Existe neste cenário o que se chama de Relação Perversa onde algumas empresas se instalam em países desenvolvidos para atuarem nas áreas de Tecnologia, Comunicações, Engenharia e Comércio, pois o mercado lhes é promissor.

Veja também que estas mesmas empresas preferem que suas atividades de produção, as de nível operacional, concentrem-se em países menos desenvolvidos.

I. Por que há essa diferença de escolha? 150pontos

II. O que leva uma empresa a escolher um país menos desenvolvido para instalar suas linhas de produção e manufaturas? 150pontos

III. Quais as implicações ambientais em ambos os casos, lembrando que você deve deixar claro onde essas implicações são mais preocupantes, ou seja, causam mais danos ambientais. 200pontos

Situação problema

I. Instalam-se em países mais desenvolvidos nos quais as atividades na área de tecnologia, comunicação, engenharia e comércio são acentuadas e mais promissoras. De nível operacional onde e produzindo, montado ou gerado o produto principal, tendo em mãos matéria prima e mão e obra qualificada de baixo custo.

II. O planejamento e controle da produção é uma área central na administração das empresas manufatureiras. Sobretudo quando a produção se efetua por lotes ou em pequenas séries, seja para encomendas, seja para estoque, a programação tem que atender a objetivos conflitantes, devendo entregar todas as ordens de produção no prazo prometido, ao mesmo tempo em que mantém as máquinas e os homens ocupados a plena capacidade e minimiza os níveis de estoques de materiais e produtos em fase de processamento.

III. E as atividades de produção tendem a concentrar-se em países menos desenvolvidos, o custo de mão de obra e as exigências de proteção ao meio ambiente são menores nesses países. Atualmente, diversos empreendimentos, ligados a vários setores do mercado, procuram desenvolver atividades e produtos ecologicamente amigáveis, porém, tais criações também são responsáveis por impactar o meio ambiente, mesmo que numa escala um pouco menor. Realizar investimentos na inovação em produtos, competir em novos mercados e trabalhar em toda a cadeia de valores também são iniciativas recomendadas. No entanto, não é possível alcançar o impacto positivo sem grandes mudanças em aspectos como abordagem e resultados, pelo menos por meio dos modelos mais tradicionais de se conduzir negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com