TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DO CONTROLADOR

Trabalho acadêmico: IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DO CONTROLADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.280 Palavras (14 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CIENCIAS ATUARIAS 4

3 A IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DA CONTROLADORIA 5

3.2 A IMPORTÃNCIA DO CONTROLE INTERNO 5

3.2 AUDITORIA INTERNA E EXTERNA 5

3.3 ELISÃO E EVASÃO FISCAL 5

3.4 PIS E COFINS 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

O mercado brasileiro assim como o mundial vem sofrendo diversas transformações e as empresas que tem intenção de sobreviver precisam se adequar a tais transformações da melhor forma possível

Atitudes tomadas no presente de olho no futuro são o que os empreendedores têm que estar acostumados a fazer, porém para que tais atitudes sejam tomadas da melhor forma possível é preciso um bom aparato profissional.

E é de olho nessas exigências que o mercado mundial tem ido à busca de profissionais capacitados em ciências atuariais e nos diversos ramos das ciências contábeis entre eles controladoria, planejamento tributário e auditoria.

Projetar e analisar o futuro tratar, das situações no presente são os requisitos fundamentais para o crescimento de qualquer empresa e é sobre tais assuntos que iremos abordar a seguir.

2 CIENCIAS ATUARIAS .

As Ciências Atuariais tem como objetivo principal detectar probabilidade de danos e perdas em empresas seguradoras e previdenciárias desenvolvendo estratégias e diagnósticos para a avaliação e mensuração de riscos.

Essa capacidade de detectar e avaliar riscos, porém vem aos poucos deixando de ser privilégio dos ramos de seguros e previdência e sendo muito observados por empresas de outros setores uma vez que planejamentos e avaliação de riscos diz respeito a sobrevivência de outros setores como o mercado financeiro e de capital.

O profissional atuário é um profissional que tem habilidade em diversas áreas importantes para empresas de todos os segmentos tais como matemática, estatística, contabilidade, administração, direito, informática entre outras.

É um profissional altamente capacitado para detectar os riscos de um investimento podendo assim qualquer empresa contar com o mesmo para mensurar a viabilidade de um novo empreendimento tais como abrir uma filial em determinada região o investimento ou a elaboração de novos produtos entre outros.

No Brasil a profissão é regulamentada pelo instituto brasileiro de atuaria a IBA sociedade civil e sem fins lucrativos que tem como foco dar suporte e fomentar o crescimento e consolidação do profissional no país.

3 A IMPORTANCIA E FUNÇAO DA CONTROLADORIA

A controladoria é que coordena os gestores gerando informações relevantes para a tomada de decisões função essa que demanda muito conhecimento e organização do controller, uma vez que a controladoria possui imensa importância nas empresas, pois, e ela que conduz a empresa à eficácia. Como toda empresa necessita de soluções, estratégia e modificações ficam evidentes a importância da controladoria no que diz respeito a obter uma visão ampla para a tomada de decisões da alta administração da empresa.

3.1 A IMPORTANCIA DO CONTROLE INTERNO

As empresas que possuem controle interno obtêm informações mais exatas e conseguem prevenir detectar e corrigir erros e programar com mais exatidão suas ações o que significa uma melhor gestão, o que faz com que os administradores tracem objetivos e metas com mais eficiência gerando assim maior crescimento e controle da empresa.

.

3.2 AUDITORIA INTERNA E EXTERNA, APLICABILIDADE E CARACTERISTICAS

As auditorias externas e internas muito se assemelham entre si com exceção do fim e para quem se faz a auditoria, pois enquanto o auditor interno é funcionário da empresa prestando seus serviços para a alta administração o auditor externo presta o seu serviço para terceiros que possuem interesse em saber a situação da empresa para possíveis investimentos ou em casos judiciais, etc.

3.3 ELISÃO E EVASÃO FISCAL

Formas de não pagar tributos a elisão e a evasão fiscal nada tem em comum.

Enquanto que na elisão o contribuinte encontra formas de eliminar os tributos utilizando as brechas dadas na lei à evasão como o próprio nome já diz e o ato de fugir deles, ou seja, eles sempre estarão La e hora outra ira aparecer para encontrar-se com o seu dono o seu responsável legal.

No que diz respeito à tributação somente a elisão fiscal reduz e de forma licita os tributos a serem pagos, pois a evasão não reduz, mas simplesmente esconde os tributos jogando a poeira para debaixo do tapete que cedo ou tarde será descoberto.

3.4 PIS E COFINS

No PIS e COFINS enquanto o regime cumulativo o contribuinte não possui descontos de créditos ficando assim sujeito a recolher os impostos na sua totalidade apesar deste regime possuir alíquotas diferenciadas do regime não cumulativo que possui descontos de créditos e por sua vez esta sujeita a alíquotas mais elevadas que o do regime cumulativo.

Tais regimes têm impacto no planejamento tributário da empresa, pois uma vez que a mesma obtenha muitos produtos que incidem desconto de credito a não comutatividade torna se interessante porem se o contrario ocorrer

Onde a empresa não tenha muito que recuperar a comutatividade passar a ser a forma mais viável.

4 CONCLUSÃO

Tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com