TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISO (Organização Internacional para Padronização)

Artigo: ISO (Organização Internacional para Padronização). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  Artigo  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE CONSLUSÃO DE CURSO

GRASIELLY PEREIRA DA SILVA

AUDITOR LÍDER COM ÊNFASE NAS ISO’s

ISO (Organização Internacional para Padronização) tem como principal objetivo aprovar as normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, etc. No Brasil ela é representa pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ela promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente. As normas mais conhecidas são a ISO 9000, 9001, 14000 e a 14064. A ISO 9000 e 9001 são sistemas de gestão de qualidade aplicada em empresas, já a ISO 14000 e 14064 é um sistema de gestão de qualidade.

As chamadas Auditorias de Qualidades, que são as principais ferramentas utilizadas pela ISO para avaliar e verificar a adequação das atividades relacionadas à Gestão de Qualidade contribui para a manutenção de um sistema normativo, prevenindo-o ou corrigindo-o contra problemas reais ou potenciais. As auditorias são consideradas como uma forma de avaliação do comportamento dos colaboradores e da eficiência de atendimento dos requisitos normativos, verificando que é uma possibilidade de crescimento da organização. O principal objetivo das normas ISO é disciplinar os sistemas organizacionais e gerenciais onde são produzidos produtos ou serviços, sem, no entanto, garantir a qualidade da tecnologia empregada e a capacidade de inovação da empresa. A Gestão de Qualidade é um programa voltado para o sucesso, utilizando planejamento estratégico, alinhados com o futuro, flexíveis para reagir às mudanças da demanda e do ambiente. As mudanças provocadas pela implantação do sistema normativo ISO trouxeram vantagens que podem ser consideradas competitivas no atual cenário da globalização, visto que mudanças comportamentais, preocupação com o meio ambiente compondo as atividades diárias da empresa e a abertura de mercado além da consolidação dos atuais parceiros (clientes), são requisitos essências para empresas que almejam permanecer no mercado e expandir seu empreendimento. A eficácia do sistema de gestão da qualidade pode ser mensurada, avaliando os objetivos e resultados alcançados. Os trabalhos da ISO são conduzidos por equipes especializadas, chamadas de comitês técnicos, baseados em normas já existentes em alguns países para obter uma norma de âmbito e aplicabilidade mundial.

Enfim, ter uma certificação ISO pode significar bons negócios e vantagem competitiva. Pois a qualidade é considerada como uma variável de múltiplas dimensões e definida pelo cliente, pelas suas necessidades e desejos. Uma empresa certificada dá garantia de possuir pessoal qualificado, meios de controle e procedimentos de rotina, que permitem avaliar o processo a todo o momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com