TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da logística Embrapa

Relatório de pesquisa: Importância da logística Embrapa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.708 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7

1º LOCALIZAÇÃO

A Embrapa situa-se no município de Petrolina PE, na rodovia que liga aà cidade de Recife. O Município fica no Submédio São Francisco e , ao lado de Juazeiro – BA, sedia um dos mais importantes polos de irrigação da região Nordeste: são 100 mil hectares irrigados e mais de 30 espécies de hortaliças e frutas cultivadas.

Possui um escritório de apoio no Centro de Convenções senador Nilo Coelho, situado na Avenida 31 de Março, S/N – centro, cujo o principal objetivo é atender melhor aos clientes que procuram publicações e informações técnicas e administrativas da Empresa.

http://www.cpatsa.embrapa.br/a_unidade/localizacao

Departamento de Patrimônio e Suprimentos - DPS

O Departamento de Patrimônio e Suprimentos - DPS, unidade central técnico-administrativa, subordinada ao Presidente, é responsável pela gestão dos processos de aquisição, construção e controle dos ativos e insumos da Embrapa.

Finalidades Patrimônio e Suprimentos

a) planejar, coordenar, executar, controlar e avaliar as atividades relativas à compra, nos mercados nacional e internacional, e à distribuição de bens, mercadorias e serviços, orientando e supervisionando tais atividades perante as unidades descentralizadas da Empresa;

b) planejar, coordenar, executar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas à administração dos bens móveis, imóveis, semoventes e de consumo na Embrapa;

c) planejar, executar, coordenar, orientar, controlar e fiscalizar os programas de obras e os serviços de engenharia civil e arquitetura na Embrapa;

d) supervisionar, orientar e apoiar as atividades relacionadas às suas áreas de competência às unidades centrais;

e) prestar suporte à execução das atividades relacionadas às suas áreas de competência em apoio às unidades descentralizadas;

f) apoiar, nas suas áreas de competência e mediante determinação do Presidente, as instituições vinculadas ao Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária - SNPA e ao Sistema Brasileiro Descentralizado de Assistência Técnica e Extensão Rural - SIBRATER, ou entidade assemelhada;

g) apoiar o Presidente em outros assuntos relacionados à sua área de competência.

http://www.embrapa.br/a_embrapa/unidades_centrais/dps/dps-finalidades

2º FUNDAMENTOS A IMPORTANCIA DA LOGISTICA

A EMBRAPA vem a longo dos anos diversificando suas pesquisas, em diversos segmentos, visando uma evolução gradativa e buscando não perder espeço para as multinacionais que tem vindo para o Brasil, querendo uma participação no mercado agropecuários que é tão lucrativo, e bem diversificado. com a crise de 2008, muitas empresas viram o Brasil, com sua economia forte, devido ao grande potencial agrícola e pecuário.

A empresa investe em formação de equipes com talentos individuais, buscando resultados, objetivadas para o desafio competitivo. Adequa ações na geração de transferência de tecnologias. Visto as diversas unidades de pesquisas empalhadas pelo pais, como Embrapa Meio Ambiente, algodão, informática, gado de leite, gado de corte, solo, comunicação e transferência de tecnologias e etc. a logística da empresa é bem estruturada, diversificando centros de estudo individualizados.

Na grade de colaboradores, é utilizada mao de obra terceirizada em diversos setores, mas já tem uma mobilização pra privatização da EMPRAPA, e também torna-la capital aberto visando maior investimento no setor, já que ao longo dos anos a empresa vem perdendo espaço pras multinacionais no mercado.

2.1 - MISSÃO LOGÍSTICA, O QUE A EMPRESA ESTA FAZENDO PARA TER O PRODUTO CERTO NA HORA CERTA

Com a perda de terreno no mercado de sementes, especialmente no seguimento de transgênicos, que já alcançou 60% e hoje se limita a 10%, a Embrapa começa a trabalhar com pontos estratégicos.

Pois as empresas de química atualmente também estão dominando o mercado de sementes, estão ofertando várias soluções de sistemas de produção que dificulta a concorrência de empresas que trabalham apenas com sementes e mudas.

Pensando na concorrência, a Embrapa começou a trabalhar com um ponto estratégico no mercado , firmando e expandindo sua posição no mercado de cultivares, serviços e inovação para a agricultura nacional visando garantir a oferta e a livre concorrência.

A empresa tem reestruturado sua área de negócio buscando novos parceiros com o objetivo de complementar a oferta de sementes e mudas , ampliando também seu raio de ação e capilaridade, incluindo fertilizantes e outros insumos agropecuários.

Com a reestruturação se prevê o fortalecimento e grande valor agregado. Faz parte dessa estratégia a parceria com a Unicamp, da unidade Mista de Pesquisa em Genônima Aplicada a Mudanças Climáticas.

A Embrapa tem alcançado novos espaços e conquistas a partir do programa Soja Livre, desenvolvido em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja) e a Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não-Geneticamente Modificados (Abrange).Quem responde por quase 30% da área cultivada no país com sementes convencionais são os cultivares da empresa.

2.2 FLUXO LOGISTICO

Com uma economia em crescimento no mundo e Países emergentes se juntando ao globo de consumo de produtos importados, o Brasil com sua vasta área territorial, vem aproveitado esse crescimento nos diversos segmentos da cadeia produtiva de grãos, carnes, derivados, fruticultura, e etc. e com a melhoria de vida das classes BC e D do país, esse consumo tomou rumo satisfatório pra cadeia produtiva interna, levando os produtores a investirem em melhorias genéticas, maquinarias, pesquisas, mão de obra capacitada, logística de qualidade.

A logística vem melhorando a produção de muitos produtores, visto o custo de produção e consumidor final recebendo o produto em tempo hábil e com qualidade. Proporcionado a produtores de leite e derivados por exemplo um tempo de distribuição muito rápido minimizando as perdas.

Na cadeia produtiva do Leite, os produtores retiravam o leite colocavam em baldes e aguardavam na porteira da fazenda o caminhão pra coleta, essa coleta não poderia ultrapassar duas horas da ordenha, ou o produto já perdia em qualidade, não servindo mais para produção de alguns derivados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com