TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do Documento de especificação Para a Análise Estruturada de Sistemas

Artigo: Importância do Documento de especificação Para a Análise Estruturada de Sistemas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Artigo  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Importância do Documento de especificação Para a Análise Estruturada de Sistemas

A análise estruturada do sistema é o ponto inicial para o seu desenvolvimento, para isso será estudado com muita atenção o que o sistema deverá ter e o que deverá fazer. Isso é definido com conversas com o cliente e com os desenvolvedores e o analista de sistema intermediação entre eles definindo um documento em que serão especificados o que terá no sistema e quais as suas ações.

A especificação é a base para o desenvolvimento, manutenção e atualização do sistema e devendo ser compressível. Para isso evita-se a utilização de documentos narrativos compostos por excesso de palavras, usando termos muito técnicos, ambiguidade que leva à várias interpretações, redundância e difícil escrita e leitura de suas informações.

Para obter-se um documento de especificação simples e de fácil compreensão em sua elaboração deve-se fazer o uso de gráficos representando as informações de forma compacta e precisa com uma quantidade de texto simbólica, mas que auxilie no seu entendimento. Deve ser possível fracioná-lo de tal forma que se possa entender cada parte de forma precisa e decompor sua complexidade em partes mais simples.

Como se pôde perceber a especificação de um sistema é extremamente fundamental não só para o seu desenvolvimento, mas também, para futuras atualizações e em sua manutenção também. Tudo parte delas, sem as especificações adequadas não seria possível desenvolver um sistema, pois nelas contém informações do que o sistema precisa ter e o que deverá fazer.

Principais ferramentas que apoiam os profissionais de Análise e Especificação de Sistemas na organização dos requisitos iniciais do problema

A definição dos requisitos do sistema tem por finalidade estabelecer o que o sistema deverá fazer independentemente de como isso será implementado, para isso, os profissionais relacionados adotam de ferramentas que os auxiliem no levantamento, organização e especificação dos requisitos do sistema. Cada requisito deve ser especificado, existem requisitos que estão diretamente relacionados aos usuários e os que se referem ao sistema. Por requisitos funcionais entende-se aqueles em que se têm a interação com o usuário e já os não funcionais estão relacionados a como o sistema deverá realizar cada ação.

Para que sejam elaborados os requisitos de um sistema o analista pode adotar técnicas junto ao cliente e junto aos desenvolvedores da aplicação, são elas a entrevista, o questionário, a técnica de JAD, Brainstorming e entre outras. Todas visam obter respostar sobre o que o sistema deverá ter e fazer para solucionar o problema de forma que seja atendida as necessidades do cliente e que os desenvolvedores possam fazer a implementação das funções necessárias, obtendo-se assim de forma organizada o documento de requisitos de software.

Após levantar todos os requisitos faz-se necessário especificá-los determinando quais ações deveram ser tomadas de acordo com cada entrada e quais saídas se terão. Visando estabelecer regras também para cada função que o sistema terá estabelecendo seus processos, ao final de toda essa especificação é fechado então o documento de especificação do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com