TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação. Desemprego

Ensaio: Inflação. Desemprego. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Ensaio  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  215 Visualizações

QUESTÃO 01: COM RELAÇÃO ÀS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DA ECONOMIA, EXPLIQUE OS SEGUINTES FENÔMENOS:

a) Inflação (VALOR = 0.50)

R:

Inflação caracteriza-se pela elevação contínua, generalizada e prolongada dos preços de todos os bens produzidos na economia e não se considera inflação o aumento de preço de apenas um determinado produto e quando esse aumento ocorre em um curto espaço de tempo.

A moeda de um país que vive períodos de inflação elevada fica com seu poder de compra corroído, diminuído, ou seja, a moeda perde seu valor no mercado. Os processos inflacionários podem ser classificados segundo os fatores que a ocasionam. A inflação pode ter suas causas na demanda agregada nos custos de produção ou, ainda, nos mecanismos de indexação da economia.

b) Desemprego (VALOR = 0.50)

R:

O termo desemprego significa falta de trabalho. Esta situação traduz-se na impossibilidade de trabalhar e, isto, contra a vontade da pessoa. Desemprego é sinônimo de desocupação. Distinguem-se quatro formas de desemprego: cíclico, estacional, friccional e estrutural. O desemprego cíclico consiste na falta de trabalho durante um momento de crise econômica (isto é, de recessão). O desemprego estacional (ou sazonal) surge pela flutuação estacional da oferta e da procura. O desemprego Friccional ocorre quando o empregado e a entidade patronal não chegam a acordo. O desemprego estrutural é o mais correspondendo a um desajuste técnico entre a procura e a oferta de trabalhadores.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com